XVI Prêmio da Baixada está com inscrições abertas




XVI Prêmio da Baixada está com inscrições abertas


Por Redação

Pessoas ou instituições que atuem na produção cultural e artística da Baixada Fluminense ou quevalorizem a região têm até o dia 23 de novembro para fazer a inscrição no XVI Prêmio da Baixada, realizado pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense – entidade sem fins lucrativos que se propõe a incentivar e difundir o desenvolvimento e a valorização da cultura da região.

A premiação acontece no dia 8 de dezembro, na cidade de Guapimirim, na Baixada Fluminense, contemplando 11 segmentos: artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais e artes digitais e eletrônicas, patrimônio cultural, literatura, comunicação e mídias interativas, produção acadêmica/ciência, cidadania, responsabilidade social e sustentabilidade, e produção cultural.

Os premiados serão escolhidos por meio de critérios, como o destaque do patrimônio cultural da região e o sentimento de pertencimento ao território. Para se inscrever, é preciso ter, no mínimo, 18 anos e quatro anos de atuação no segmento em que pretende concorrer comprovados. As inscrições podem ser feitas no site do Fórum forumculturalbfluminense.org.br

Essa é a segunda vez que Guapimirim recebe a cerimônia, a primeira foi em 2012. Em sua XVI edição, o Prêmio Baixada, popularmente conhecido como o “Oscar da Baixada”, é uma das mais importantes iniciativas para aumentar a autoestima das cidades da região. Na edição anterior, foram 94 inscrições e 19 premiados. Também foram concedidos seis prêmios especiais pelo conjunto da obra. O Centro Cultural Donana, de Belford Roxo, foi um dos contemplados.

Para Claudina Olivêira, presidente do Fórum, a iniciativa contribui para aumentar a atenção acerca do setor cultural da região. “Pesquisas indicam que a população baixadense quer consumir cultura em seu próprio território, e essa é uma região com bastante potencial artístico e cultural. O prêmio auxilia na união dessas duas pontas”, ressalta.

O FÓRUM

Criado em 2000, o Fórum Cultural da Baixada Fluminense visa fomentar a cultura da região, por meio de ações continuadas que visibilizem a produção artística local e a própria região. Além do Prêmio Baixada, a entidade é responsável pela criação do Dia da Baixada (30 de abril), em 2002, e pelo seminário “Quem é quem na Cultura da Baixada Fluminense?”, cuja primeira edição (2000) resultou na Carta Cultural da Baixada – documento que reúne demandas do setor cultural na região.

O Fórum também realiza encontros nas cidades da Baixada, com a finalidade de conhecer, dialogar e articular com os produtores artísticos e culturais de cada cidade.