Aftas: Como lidar com elas?




Aftas: Como lidar com elas?


Por Coluna NilCultura

Começam em geral com um pontinho ardido na boca que rapidamente evolui para uma lesão branca ou um pouco amarelada, com bordas vermelhas,  geralmente na forma oval e com tamanhos variados, umas bem grandes, de até 1 cm de diâmetro, que ocupam regiões diversas da mucosa oral, especialmente na gengiva ou na parte interna dos lábios. Incomodam muito. Mais que isso: doem demais.

As aftas são lesões em forma de uma úlcera rasa, que é uma ferida que “destrói” o epitélio superficial da mucosa, expondo ao ambiente  as camadas mais profundas, onde estão as terminações nervosas. Por isso as aftas são extremamente dolorosas. Ficamos, efetivamente, com os nervos “à flor da pele” ou, no caso, “ `a flor da mucosa oral”. Resumo: dor e desconforto.

Qual é a causa das aftas?

Não sabemos exatamente qual é a sua causa. Vários fatores e/ou situações podem contribuir para seu aparecimento. Dentre eles destacam-se: alimentos mais ácidos, como frutas cítricas, por exemplo; estresse físico ou emocional, hereditariedade,  baixa resistência imunológica, oscilação hormonal ( por isso são frequentes no período pré menstrual) e  deficiência de vitamina B12, ferro ou ácido fólico. Mulheres em geral são mais acometidas. Crianças também.

Como tratar?

Aí é que está o problema. Não existe um tratamento específico para as aftas. Há que se ter paciência e aguardar sua resolução espontânea, que acontece normalmente em 10 a 15 dias. A dor, que é o sintoma que mais desconforta, ocorre mais intensamente nos 4 primeiros dias. Depois disso, tende a diminuir bastante.

Para atenuar o desconforto e evitar infecções secundárias por outros agentes infecciosos que habitam a mucosa oral, como fungos, por exemplo,  podem ser utilizadas algumas pomadas específicas,  SEMPRE com orientação do médico ou cirurgião dentista. Pomadas analgésicas ou anti-inflamatórias  podem também ser prescritas quando a dor for muito intensa ou quando há muitas lesões espalhadas.

Bicarbonato de Sódio funciona?

Colocar bicarbonato em cima da afta é prática comum. Mas cuidado! O bicarbonato pode irritar mais ainda. Por isso, é mais aconselhável fazer bochechos com meio copo de água e 1 colher de café de bicarbonato. Bocheche e cuspa depois. Evite engolir. O bicarbonato melhora a acidez da boca.

Fique atento aos seguintes sinais:

– Sangramento da mucosa oral, lesões que demoram mais de 3 semanas para melhorar, presença de febre, muitas lesões concomitantes e/ ou surgimento de aftas com muita frequência, isto é, mais de 3 crises por ano.

Nestas situações procure um médico para uma avaliação mais detalhada, pois outras doenças podem se manifestar com lesões na cavidade oral.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/aftas-como-lidar-com-elas.html