Sociedade Civil quer ouvir os candidatos




Sociedade Civil quer ouvir os candidatos


Por Redação

O Movimento Japeri + Cultura, a Agenda Japeri 2030, o SEPE JAPERI e o Site Japeri Online se juntaram para convidar os 9 candidatos a prefeitura de Japeri para TRÊS eventos de suma importância para o município.  Os quatro grupos uniram forças para apresentar questionamentos de caráter público e grande relevância. Cada um com propostas distintas, porém com objetivos iguais, dar voz a sociedade civil e buscar soluções para o desenvolvimento da região.

Os grupos entraram em contato com as assessorias de todos os candidatos com as datas dos eventos para que todos pudessem se organizar. Agora é com eles! Será uma ótima oportunidade para que todos os eleitores conheçam as ideias dos candidatos e para os políticos que terão oportunidade de conhecer melhor as demandas de parte da sociedade civil!

Agenda de publicações:

Dia 24/10 – ENTREVISTAS COM OS CANDIDATOS NO JAPERI ONLINE

Dia 26/10 – PROGRAMA CULTURA EM MOVIMENTO

DIA 29/10 –SABATINA E ASSINATURA DA CARTA DE COMPROMISSO DO SEPE JAPERI, DO MOVIMENTO JAPERI + CULTURA E DA AGENDA JAPERI 2030

Todos os candidatos receberam as perguntas previamente para que pudessem se preparar para os encontros, confira aqui o que os grupos querem saber dos candidatos:

MOVIMENTO JAPERI + CULTURA

1 – Candidato/a, o que o/a senhor/a entende por Cultura e qual é a importância que essa pasta terá na sua gestão?

2 – Como será a escolha dos secretários, em especial, o que irá assumir a pasta da Cultura?

3 – Um dos mecanismos de financiamento da Cultura na nossa cidade é o Fundo Municipal de Cultura, já previsto em lei. Como você pretende operacionalizar esse fundo?

4 – Na Baixada Fluminense, temos poucos equipamentos culturais como teatros, museus, bibliotecas, em proporção a outros locais como a zona sul Carioca. Como seu governo pretende resolver a questão da falta de equipamentos culturais e de infraestrutura para a Cultura na cidade de Japeri?

5 – Candidato/a, uma das questões que temos visto no setor cultural da cidade, é a pequena participação dos artistas locais nas festas e eventos realizados pela Prefeitura. Atualmente, com a Lei Aldir Blanc foram feitos pela Secretaria Municipal de Cultura, cadastros dos produtores e dos espaços culturais  do município. Quais serão as medidas adotadas pelo seu governo para evidenciar os artistas da cidade e para garantir maior presença e representatividade desses artistas nos eventos realizados pelo município?

 

Perguntas do SEPE JAPERI

1 – É de conhecimento público que O IDEB de Japeri foi um dos mais baixos do estado do RJ, além dos problemas de estruturais já conhecidos:  tais como ausência de computadores adequados, climatização, falta d’agua, carência de servidores administrativos e do magistério. Candidatos, sabemos que existe um TAC com o MP do processo do Concurso – no qual está parado. Perante o que foi exposto, no seu plano de governo, qual a sua proposta em relação a necessidade de realização do concurso logo no inicio do mandato ?

2 – O quadro de servidores da educação não recebe formação continuada, em sua totalidade. Isso implica diretamente no desempenho e na qualidade da educação, visto que não há um real incentivo para o profissional busque aperfeiçoamento, os salários estão congelados desde 2015, sem direito ao auxílio transporte e/ou refeição. Candidato, isto posto, o que a sua gestão propõe para valorização do aperfeiçoamento profissional dos servidores?

3 – De acordo com a lei federal 13.005 de 2014, o Plano Nacional de Educação apresenta 20 metas para o desenvolvimento da educação no Brasil. Dentre estas metas, a gestão democrática é a ferramenta primordial para garantia do Projeto Pedagógico escolar, pois estabelece critérios técnicos, mérito e à consulta popular para validação do processo. Em Japeri, a Gestão Democrática não foi implementada em sua totalidade, mas é uma luta de todos os cidadãos de Japeri que se sentem respeitados, quando tem o direito de escolher quem vai gerir as escolas de seus filhos. Dessa forma, como o candidato pretende garantir a execução do Plano Nacional de Educação em Japeri?


Perguntas Agenda Japeri 2030.

1 – Nós todos sabemos que a cidade de Japeri tem como perfil ser uma das piores cidades na questão do transporte, com um dos maiores índice de tempo de locomoção, seja dentro da cidade ou fora dela, hoje o meio mais utilizado são as bicicletas e moto-taxi, isso dentro da cidade, o que se pretende fazer em relação a isso? O transporte ativo será levado em conta? O plano de mobilidade Urbana que está em processo de construção será implementando?

2 – A participação da sociedade na elaboração da proposta orçamentária contribui para que sejam elaboradas e executadas políticas públicas que reflitam os interesses e necessidades dos usuários dos serviços públicos, de forma mais transparente  e é uma importante porta para essa participação na elaboração do orçamento é o Orçamento Participativo.  O que você acha da implantação do Orçamento Participativo em nosso Município?

3 – Algumas instituições da Sociedade Civil se reuniram e construíram uma série de propostas em formas de ações para serem implantadas no município de Japeri. O conjunto de proposta recebeu o nome de Agenda Japeri 2030 – Japeri mais Humana e Sustentável e foi lançado oficialmente nesse final de semana. Chegou até você as propostas de políticas públicas para a cidade de Japeri? Se não? Gostaria de conhecer, assinar o documento como uma de suas metas?