Sábado tem “Ubirajara – Uma cantoria” no Código




Sábado tem “Ubirajara – Uma cantoria” no Código


Por Redação

Ubirajara vem do idioma indígena tupi, formado pela junção dos elementos “übürai”, que significa “lança” e pelo elemento “yara”, que quer dizer “senhor”. “senhor da lança” “senhor da vara”. Ubirajara nomeia o prédio onde moro há 26 anos, onde criei minha filha. Somente durante a pandemia fui procurar saber o que significa esse nome. Somente durante a pandemia cantei na janela. A primeira vez foi no dia do encantamento do Aldir Blanc, quando puxei o bêbado e a equilibrista, e a partir daí outras janelanças vieram, benção Aldir! Conversamos e cantamos, vizinhos que nem se conheciam compartilharam gritos e sussurros, viva as novas redes de afetos!

Local: Espaço Cultural Código, na Rua Davi, 397, Bairro Nova Belém – Japeri.

Ubirajara é o nome do prédio onde Soraya Ravenle mora há 26 anos, onde criou sua filha, e onde, durante a pandemia, abriu suas janelas e cantou para os vizinhos com quem, até então, não havia trocado mais do que um “bom dia”, um “boa tarde”, um “boa noite”.

Bons encontros aconteceram na vizinhança, novas redes de afeto… E este show nasceu de uma cantoria na janela, que passou para a quadra do prédio e agora chegou aos palcos.

grupocodigo #teatro #Japeri #BaixadaFluminense