Aconteceu neste sábado, dia 13/6, mais uma etapa do Projeto Anda Japeri. Numa parceria entre a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), com o Instituto Kerygma Ambiental (IKA) e o projeto ANDA Japeri a atividade contou com a participação de cerca de 230 pessoas e começou às 7h no ponto de encontro que foi a Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, na Praça Olavo Bilac, Centro de Engenheiro Pedreira.
Os inscritos foram recebidos com café da manhã, ganharam camisa personalizada e depois foram conduzidos para o local de largada na Ponte Preta, às margens do Rio São Pedro. O destino da caminhada foi o sítio da produtora Rural Dona Elenita. Para chegar até lá, todos tiveram que suar muito a camisa num percurso de 10 km. Após a chegada todos participaram de um almoço preparado com produtos da agricultura familiar local.
De acordo com o diretor presidente do Instituto Kerygma Nélio Peçanha, o objetivo da ação não é somente para promover o lazer, turismo rural e o bem estar entre os participantes, mas também para conscientizar quanto a preservação ambiental e estimular o consumo de produtos da feira da roça do município e consequentemente, desenvolver a agricultura familiar.
A aposentada Maria Rodrigues Pereira, 67 anos que mora no bairro Teófilo Cunha, em Engenheiro Pedreiro, participou pela segunda vez do Anda Japeri. A outra ocasião aconteceu em abril no circuito Pedra Lisa. Moradora e admiradora do município, ela está no município a 25 anos e é por Japeri que realiza as caminhadas regularmente para manter-se sempre com a saúde em dia.
Para que a caminhada acontecesse com total segurança e conforto de todos, a Secretaria de Saúde de Japeri disponibilizou uma ambulância básica e a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança Pública disponibilizou uma viatura.
O Projeto Anda Japeri tem o apoio do site Japeri Online na divulgação.