Prefeitura dá início à Olimpíada Escolar 2016




Prefeitura dá início à Olimpíada Escolar 2016


Por Redação

Foto_Wanderson Oliveira5Foi aberta na manhã desta terça-feira (31) a 7ª edição da Olimpíada Escolar de Japeri. A cerimônia foi realizada na E. M. Vereador Dário Lins, no bairro São Cosme e São Damião, e reuniu centenas de alunos da rede pública. Os jogos são uma realização da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER).

A competição intercolegial irá reunir cerca de 1.700 estudantes das 33 unidades japerienses que irão disputar medalhas em 12 modalidades esportivas, entre elas o judô e o rúgbi, que entram no calendário pela primeira vez. Representando as escolas participantes, alunos das Escolas Municipais Vereador Dário Lins, Antonio Groppo, Darcílio Ayres, Duque de Caxias, Professora Celita Rodrigues, Professora Etiene, Professora Tânia Mara, Santa Inês, Santa Terezinha, Vereador Paulo Félix Saudade e Vila Conceição.

A solenidade foi aberta com a entrada nas delegações na quadra da E. M. Vereador Dário Lins, ao som da Banda Guerreiros do Etiene, formada por alunos da E. M. Professora Etiene.

 

Assim como nos Jogos Olímpicos, a Olimpíada Escolar de Japeri também tem como ápice da cerimônia de abertura o momento em que é acesa a pira olímpica. A tocha foi acesa pelo coordenador de Educação Física do município, Carlos Henrique Barcellos, e entregue à aluna da E. M. Vereador Dário Lins, Maria Luísa Guimarães da Silva, de 10 anos, do 5º ano. Ela entregou o objeto ao colega de turma Nilton Kevin da Silva, de 13 anos, que teve a nobre missão de acender a pira.

Em seguida, foi a vez do pequeno Isaac Victor Palmeira, 10 anos, aluno do 5º ano da E. M. Vereador Dário Lins, fazer o juramento dos atletas. A cada frase ele era acompanhado em coro pelos colegas que irão participar desta grande festa do esporte em Japeri.

A cerimônia de abertura foi finalizada com uma bela apresentação dos alunos da E. M Santa Terezinha. Ao som de uma mistura de ritmos musicais, como samba, funk, rock e hip hop, eles apresentaram algumas das modalidades que estarão presentes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a partir de agosto.

A primeira modalidade da Olimpíada Escolar de Japeri será disputada nesta quinta-feira (2). Meninos e meninas entrarão em quadra na E. M. Pastor Tasso Andrade de Oliveira para as partidas de futsal nas primeira e segunda categorias. A competição se estenderá até o dia 30 de julho, com a disputa do rúgbi.