Porque não conseguimos fazer dieta?




Porque não conseguimos fazer dieta?


Por Coluna NilCultura

Ter um corpo bonito, de acordo com os padrões de beleza atualmente vigentes, olhar-se no espelho e se enxergar perfeito com as roupas da moda é o desejo de muitos brasileiros.No entanto, os resultados da pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), revelados pelo Ministério da Saúde apontam que mais da metade dos brasileiros (50,8%) está acima do peso. Os homens ganham: 56,5% tem sobrepeso. Dentre as mulheres, “apenas” 49,1%.
Impossível conseguir perder peso? Não. Definitivamente não é impossível. Mas é extremamente difícil pois requer motivação, força de vontade e determinação inabaláveis, até mesmo para os que necessitam perder peso por razões de saúde. Não importa se são 3 ou 20 kg. A dificuldade, muitas vezes, está em começar.
Perder peso não é uma questão simples para ser resolvida, decidida e, principalmente, seguida. Perder peso significa, para muitos, mudar hábitos essenciais e arraigados de vida.
Se uma pessoa não se exercita regularmente é porque não gosta de se exercitar. Simples assim: não vê prazer em caminhar, correr, nadar ou ir à academia. Ter que incluir estes hábitos com a necessária rotina na prática de vida significa abdicar de tempo “livre” com uma obrigação que não lhe dá nenhum prazer. Não é fácil.
Há quem não goste de legumes, verduras ou frutas e opte cotidianamente por alimentos que sabidamente engordam como frituras, doces, bebidas – cerveja ou refrigerantes, por exemplo – massas, pizzas ou salgadinhos. Se deseja perder peso, tem que mudar de hábitos e passar a consumir o que pode não lhe dar satisfação. Nem a sensação de saciedade. E muitos não conseguem lidar com isso.
Definitivamente, perder peso não é fácil. Se fosse, o excesso de peso não seria problema para ninguém. A fórmula, todos sabemos: exercício e alimentação rigorosamente regrada. Não há dieta nem remédio milagroso que faça sentido sem o esforço de cada um.
O primeiro passo para começar a perder peso, portanto, não é iniciar a semana com uma dieta e prática de exercícios. Há, primeiro, que se iniciar um processo interior, para avaliar a própria intenção, disposição e possibilidades concretas. O primeiro passo, portanto, é a decisão interna.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/autor/dra-ana-escobar/1.html