Aconteceu em Japeri durante o último final de semana, dias 20 a e 21 de junho, o 1º Campeonato de Voo Livre. O evento foi promovido pelo Ação em Voo, grupo com sede no Rio de Janeiro, e contou com o apoio do Clube de Voo Livre de Japeri e da Prefeitura de Japeri. Essa foi a primeira de três etapas. A próxima será a etapa Rio Rural em Paciência, município do Rio e o encerramento será em Petrópolis, com provas que acontecerão ainda este ano.
Durante os dois dias em que o céu de Japeri ficou recheado de velas de parapente, cerca de 100 competidores disputaram acirradamente em quatro categorias. Os ganhadores foram: Dráuzio Machado na categoria Open; Fernando Ignácio na categoria Sport, Eliza P. E. na categoria Feminino e Cláudio Galo na Cross Iniciante. Além das quatro categorias, como forma de brincadeira entre os participantes, Wanahim Oroestes foi premiado com o troféu bigorna por ter pousado mais longe do local determinado pela organização.
Do total de participantes, 20 são competidores associados ao Clube de Japeri. Além deles, pilotos de outros estados, como Mato Grosso do Sul, Espírito Santos e Minas Gerais, também disputaram o campeonato em Japeri.
De acordo com os organizadores do Ação em voo, Ana Paula Soares, Anderson Macedo e Marcelo Trote, a avaliação dos pilotos aconteceu através de análises feitas nos GPS que se encontravam com cada participante. O vencedor de cada categoria foi o que seguiu o trajeto determinado da melhor forma e concluiu a prova no menor tempo. Os vencedores ganharam premiação total no valor de R$ 4.800,00, dividida entre as quatro categorias.
Monara Rocha, 25 anos, moradora do município e integrante do Clube de voo de Japeri foi a terceira colocada na categoria feminino. Ela está habilitada a praticar o esporte há apenas dois meses e já se destaca entre os pilotos. Fernando Ignácio, 46, vencedor da categoria Sport pratica o esporte há 15 anos e já conquistou outros títulos, como o campeonato estadual em 2010 e a Copa Rio que aconteceu em Campos dos Goytacazes no início de junho.