NTS leva projeto cultural para escolas de Japeri




NTS leva projeto cultural para escolas de Japeri


Por Redação

Entre os dias 10 e 13 de maio, quatro escolas receberam oficinas e estruturas cenográficas do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”

Foto: Divulgação / Crédito: Rodrigo Carneiro

Entre os dias 10 e 13 de maio, quatro instituições de Japeri, no Rio de Janeiro, passaram a contar com o acervo do “Armarinho, Cantinho da Imaginação”. Com patrocínio da NTS, a Escola Municipal Carlos Pereira dos Santos, Escola Municipal Darcilio Ayres Raunheitti, Escola Municipal Pedra Lisa e Escola Municipal Frei Maurício Viann receberam as estruturas e realizadas as oficinas do projeto; o acervo físico é de uso permanente e oferecido de forma gratuita para cada escola.

Cada armarinho é composto por brinquedos, jogos educativos, livros, figurinos, adereços, caixa de som, projetor e DVDs, com o objetivo de difundir as artes cênicas para o público infantil através do contato com objetos cenográficos para oficinas de teatro e contação de histórias. As oficinas ilustram e exemplificam o uso dos armarinhos numa imersão lúdica e participativa que pretende explorar alguns dos elementos do teatro.

Ao todo, 994 crianças entre 04 e 12 foram beneficiadas com o projeto que é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério do Turismo (via Secretaria Especial de Cultura) e produção da Incentivar.

“Não há dinheiro que pague tanta felicidade. Só de ver a felicidade dos alunos com os livros, fantasias e os brinquedos… Ficamos muito felizes de participar” disse emocionada a Gestora da Escola Municipal Carlos Pereira dos Santos, Débora Moraes.

NaEscola Municipal Frei Maurício Viann, a subsgestora Adriana da Silva ressaltou a importância do Armarinho, Cantinho da Imaginação: “O projeto viabiliza o acesso a um material rico e diversificado que o professor poderá utilizar no seu planejamento e práticas pedagógicas do dia a dia.

Instituições contempladas com o projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Japeri (RJ)

10/05/2022: Escola Municipal Carlos Pereira dos Santos, em Japeri (RJ)

11/05/2022: Escola Municipal Darcilio Ayres Raunheitti, em Japeri (RJ)

12/05/2022: Escola Municipal Pedra Lisa, em Japeri (RJ)

13/05/2022: Escola Municipal Frei Maurício Viann, em Japeri (RJ)

Sobre a NTS: A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A – NTS) transporta gás natural por meio de um sólido sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade. São mais de 2.000 quilômetros de malha que ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo ao gasoduto Bolívia-Brasil, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).