Instale nosso app na tela do seu celular


Participe do nosso grupo no
WhatsApp
Japeri
Japeri
Japeri
Japeri



No Dia da Consciência Negra, assista ao documentário do japeriense Patrick Lima


Documentário criado por Patrick Lima em 2017

“O Negro em Japeri” é um documentário criado por incentivo de um professor de Sociologia durante um debate sobre Dia da Consciência Negra. Lançado em 2017, o documentário continua muito atual.

Segundo Patrick Lima, objetivo do documentário era trazer a reflexão e valorizar a participação do negro na constituição de Japeri. “Além de mostrar que nosso município tem história e não só violência e pobreza, como muitos pensam. A questão racial evidencia esses dois lados, positivo e negativo. De um lado temos o racismo estruturado na sociedade que causa desigualdade e injustiças; e do outro temos uma cultura rica, que contribuiu para a formação da cultura nacional e traz a identidade negra enraizada na vida do brasileiro”, completou.

O documentário traz uma linguagem realista da sociedade Japeriense e ao mesmo tempo traços poéticos, como a citação de Luther King, a qual sem dúvidas emocionou grande parte dos telespectadores, a dança africana protagonizada pela professora Renata Jordão, depoimentos de jovens negros que enfrentam o racismo desde sempre, além do depoimento de professores, de um padre e de uma umbandista.

Patrick Lima e sua equipe tentam mostrar com este material que Japeri tem riqueza e pode crescer através de sua população, não podemos nos abater com problemas políticos e sociais visto que a mudança parte de dentro. “Se o povo Japeriense quer um município melhor, o povo Japeriense pode contribuir com pequenas ações. Orgulhar-se de sua cidade sem fechar os olhos para os problemas. Quantas histórias de vida temos? Qual é a cara de Japeri? Como posso contribuir sendo tão pequeno? São questionamentos que me motivam todo dia a buscar respostas e mudanças e são essas pequenas iniciativas que lá na frente trarão resultado”, ressalta o jovem.

Hoje, o jovem japeriense cursa Relações Públicas na UERJ, é editor de mídias do Japeri Online e já trabalha com produção profissionalmente.