“O Negro em Japeri” é um documentário criado por incentivo de um professor de Sociologia durante um debate sobre Dia da Consciência Negra. Lançado em 2017, o documentário continua muito atual.
Segundo Patrick Lima, objetivo do documentário era trazer a reflexão e valorizar a participação do negro na constituição de Japeri. “Além de mostrar que nosso município tem história e não só violência e pobreza, como muitos pensam. A questão racial evidencia esses dois lados, positivo e negativo. De um lado temos o racismo estruturado na sociedade que causa desigualdade e injustiças; e do outro temos uma cultura rica, que contribuiu para a formação da cultura nacional e traz a identidade negra enraizada na vida do brasileiro”, completou.
O documentário traz uma linguagem realista da sociedade Japeriense e ao mesmo tempo traços poéticos, como a citação de Luther King, a qual sem dúvidas emocionou grande parte dos telespectadores, a dança africana protagonizada pela professora Renata Jordão, depoimentos de jovens negros que enfrentam o racismo desde sempre, além do depoimento de professores, de um padre e de uma umbandista.
Patrick Lima e sua equipe tentam mostrar com este material que Japeri tem riqueza e pode crescer através de sua população, não podemos nos abater com problemas políticos e sociais visto que a mudança parte de dentro. “Se o povo Japeriense quer um município melhor, o povo Japeriense pode contribuir com pequenas ações. Orgulhar-se de sua cidade sem fechar os olhos para os problemas. Quantas histórias de vida temos? Qual é a cara de Japeri? Como posso contribuir sendo tão pequeno? São questionamentos que me motivam todo dia a buscar respostas e mudanças e são essas pequenas iniciativas que lá na frente trarão resultado”, ressalta o jovem.
Hoje, o jovem japeriense cursa Relações Públicas na UERJ, é editor de mídias do Japeri Online e já trabalha com produção profissionalmente.