Las Faciles – A simplicidade da beleza, por Heitor Marinho




Las Faciles – A simplicidade da beleza, por Heitor Marinho


Por

Heitor na inaguração de sua exposição no Centro Cultural. Foto: Marcos Eugenio

As cores quentes sobre as telas, cujas tonalidades e traços nos fazem lembrar o Impressionismo Francês, vai dando forma às pinturas que compõem a exposição Las Faciles, em cartaz no Centro Cultural Deputado Luiz Eduardo Maron de Magalhães.

A obra do desenhista, pintor, quadrinista e artista plástico japeriense Heitor Marinho de apenas 15 anos, impressiona com a simplicidade e a capacidade de imprimir em pequenas telas, imagens do cotidiano, paisagens, retratos, natureza morta, entre outras imagens traduzidas pela vivacidade de seus pincéis.

Alguns dos quadros de Heitor Marinho. Foto: Marcos Eugenio

Apaixonado pela obra de Van Gogh e Claude Monet, o jovem talentoso começou a pintar desde muito cedo. Iniciou desenhando tirinhas, avançando para a pintura já aos 8 anos de idade. Desde pequeno, tinha fascínio por minérios e plantas. Costumava fazer seus próprios cadernos artesanais para registrar os seus desenhos e organizar seu próprio material de trabalho.

Com uma fala fluida e desenvolta, o adolescente que também é apaixonado por música, revela que sua inspiração, em muito advém da relação entre a ficção e o real. Para ele, muitas das imagens transpostas para seus cadernos e telas, nascem dos registros de sua memória e situações do cotidiano.

Atraído por cores quentes, o filho de Dona Elizangela gosta de experimentar tonalidades de cores e novos traços que possam dar novas formas e contornos aos seus desenhos e pinturas. Além disso, gosta de pintar a própria cidade onde vive, Japeri, como é possível notar na pintura da histórica estação de trem. Segundo o pintor, Japeri possui a beleza e a simplicidade que muito lhe inspira.

Como o próprio artista nos diz “Faciles significa algo simples, algo fácil. E é isso que eu gosto de representar na minha pintura. Algo fácil, algo simples, algo do dia a dia. Minha exposição contém imagens como vaso de flores, florestas, bosques e caminhos. Eu gosto de pintar essas coisas, até porque representa muito o povo japeriense. Um povo simples, que gosta das coisas simples. É o tema que eu gosto.”


A exposição Las Faciles fica em cartaz entre 13/01 a 16/02, no Centro Cultural Deputado Luiz Eduardo Maron de Magalhães, localizado na Av. Tancredo Neves, S/N – Parque Mucajá, Japeri.