



O históriador e escritor Thiago Gomide @tsgomide, conhecido pelo projeto Tá Na História @tanahistoria que é um sucesso na internet passou por Japeri e Queimados para gravar um vídeo sobre a história do Rio Guandu e da linha ferroviária para uma peça institucional da Águas do Rio.
O historiador e criador de conteúdo Thiago Gomide gravou um vídeo às margens do Rio Guandu destacando a história de Japeri e os desafios do saneamento básico na Baixada Fluminense.
O município ganhou destaque pela origem indígena de seu nome, que significa “aquilo que flutua”, e pela história ligada à chegada da ferrovia, em 1858. Ao longo das décadas, Japeri enfrentou problemas de infraestrutura e lançamento de esgoto sem tratamento nos rios da região.
Como avanço nesse cenário, a Estação de Tratamento de Esgoto de Queimados, construída pela Águas do Rio @aguasdorio, tem capacidade para tratar 51 milhões de litros de esgoto por dia, beneficiando cerca de 270 mil moradores de Japeri, Queimados e parte de Nova Iguaçu.
O vídeo destaca a importância dos investimentos em saneamento para reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida da população da Baixada Fluminense.



Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.