Instale nosso app na tela do seu celular


Participe do nosso grupo no
WhatsApp
Japeri
Japeri
Japeri
Japeri



  • Grupo Código promove fim de semana cultural em Japeri


    Espaço Cultural Código retorna com apresentações teatrais através de projetos
    da Lei Aldir Blanc

    No próximo fim de semana, 05, 06 e 07 de março, o Espaço Cultural Código apresenta virtualmente dois espetáculos do seu repertório, Agbara e Naquele Instante, e uma apresentação presencial, Bumba Meu Mito, da Cia. De Teatro Destroiados. A entrada é franca para todos os eventos.
    Através do projeto aprovado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, as atividades presenciais do Grupo Código retornaram em fevereiro, com Oficinas de Teatro, Oficina de Elaboração de Projetos Culturais
    e apresentações teatrais. A programação do Espaço Cultural também é formada por diversos grupos de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro.

    Para além deste fim de semana, o Ponto de Cultura Espaço Cultural Código apresenta mais uma sessão de Naquele Instante, no dia 12 de março, e a terceira edição do Cine Belém, dia 27, que irá exibir filmes que marcaram a história do grupo.

    As atividades presenciais estão cumprindo as medidas de prevenção contra Covid-19, como uso de máscaras e álcool gel, aferição de temperatura na entrada e distanciamento de 2 metros em oficinas
    e apresentações. Os encontros presenciais também possibilitam ações de conscientização em relação à pandemia, como resposta ao descaso de parte da população.

    Sinopses dos Espetáculos:

    Naquele Instante – 05 e 12 de março:

    “O espetáculo “Naquele Instante” é um experimento cênico, que vem sendo desenvolvido e experienciado há 6 anos pelo Grupo Código e perpassa por questões do tecido social, tendo como fio condutor a construção de uma dramaturgia que se dá à medida que a narrativa dos corpos periféricos, femininos e negros é tida como um componente primordial para que o espetáculo aconteça.

    No contexto da pandemia da COVID-19, adentramos em uma plataforma virtual para investigar e investir em elementos e dispositivos que nos façam (re)pensar formas de nos relacionar, de nos afetar
    e de ter uma escuta ativa mesmo à distância.”


    Agbara – 06 de março:

    “Do ioruba, “Agbara” quer dizer potência. O espetáculo é uma coleção de cenas que retrata o
    cotidiano de mulheres possíveis que habitam as cidades do nosso país.
    Com base em experiências pessoais e atravessadas por histórias que impactam suas realidades, as atrizes lançam mão de diversas linguagens teatrais para falar de suas inquietações em um momento
    crucial da história brasileira, trazendo relatos que envolvem o machismo, o racismo e o debate sobre a estrutura patriarcal da sociedade. “Agbara” fala da potência do ser feminino e da necessidade do olhar fraterno como caminho para a evolução.”

    Bumba Meu Mito – 07 de março:

    “BUMBA MEU MITO é a saga da grávida Catirina e seu valente Chico. Tomada pelo desejo de consumir a língua do boi de estimação do fazendeiro, Catirina obriga o esposo a roubá-lo. A morte do animal leva o casal ao desafio de ressuscitá-lo e, para isso, contam com o auxílio e chocalhos do Pajé.”

    Links com a programação:
    Naquele Instante
    – Ingressos dia 05: https://bit.ly/3038U5a
    – Ingressos dia 12: https://bit.ly/3q9f5PQ
    – Divulgação: https://bit.ly/3e6iNaD

    Agbara
    – Transmissão pelo Youtube: www.youtube.com/grupocodigojaperi
    – Divulgação: https://bit.ly/3qaNvl9

    Bumba Meu Mito
    – Ingressos: https://bit.ly/bumbameumitojaperi
    – Divulgação: https://bit.ly/3sM11gZ

    Redes Sociais:

    Facebook: www.facebook.com/grupocodigojaperi

    Instagram: www.instagram.com/grupocodigo

    Youtube: www.youtube.com/grupocodigojaperi