FAMEJA promove exposição na praça




FAMEJA promove exposição na praça


Por

Entre os dias 21 de novembro e 3 de dezembro de 2022, a Federação das Associações de Moradores Urbanos e Rurais de Japeri (FAMEJA), realizou a exposição Japeri em artesanato, na qual contou com a participação dos artesãos da economia solidária e produtores culturais do município, no intuito de promover a valorização do patrimônio histórico e cultural.

Entre as participações que compuseram a dinâmica da exposição, esteve presente a Casa Fluminense, que discutiu a Agenda Rio 2030, a qual ofereceu propostas por justiça econômica, racial, de gênero e climática, juntamente com as propostas ligadas à sustentabilidade, infraestrutura e mobilidade urbana. Além da Casa Fluminense, estiveram presentes representantes do poder público e da sociedade civil, onde puderam contribuir com seus olhares diversos, a compor uma reflexão sobre as questões propostas.

Nas atrações ilustrativas, pôde ser conferido um desfile, o qual mostrou as peças produzidas pelas artesãs, entre as quais se destacavam as peças de crochê e as customizadas, evidenciando a riqueza e a potencialidade da criatividade de seus produtores. Além de atrações musicais, que levantaram o astral do público presente.

Como resultado, a exposição trouxe à luz da praça pública, toda uma diversidade criativa, que não apenas perpassa e atravessa Japeri, mas que nasce dela. E como uma cultura que nasce com uma força tão viva, ela nos mostra o quanto ela pode crescer, abrindo portas e janelas para o mundo.