Exposição de fotos de jovens de Japeri




Exposição de fotos de jovens de Japeri


Por Redação

De 29 de setembro a 29 de outubro, Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Exposição “Retratos da Terra” chega a Japeri com produções fotográficas de jovens moradores da cidade. Em cartaz na Paróquia Nossa Senhora da Conceição a partir de 29 de setembro, o projeto tem aulas e curadoria de Karina Bacci que traduzem a visão dos participantes sobre a sustentabilidade

Fotografia realizada por Juliana Machado que integra a exposição “Retratos da Terra” em Japeri

A exposição “Retratos da Terra” desembarca na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Japeri (RJ), no dia 29 de setembro. Com entrada gratuita, a mostra integra um projeto homônimo que traz a visão dos alunos da Escola Municipal Ary Schiavo sobre sustentabilidade. O projeto, que já recebeu outros nomes e formatos, roda o Brasil desde 2014 impactando cerca de 1.500 participantes em 53 cidades do país. Com patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), a apresentação é uma iniciativa da Elo 3 e fica em cartaz na cidade até 29 de outubro.

A partir de oficinas de formação técnica em fotografia ministradas por Karina Bacci, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), e pela fotógrafa local Kellen Vieira, os 19 jovens inscritos no projeto puderam registrar, durante um período de duas semanas, as várias formas de sustentabilidade por eles identificadas dentro da comunidade onde vivem.

Fotografia realizada por Angel Neves Romiro que integra a exposição “Retratos da Terra” em Japeri

“Este projeto foi criado para proporcionar aos jovens uma oportunidade de reflexão sobre sua importância no mundo em que habitam. A iniciativa é um convite para que, através da fotografia, os participantes observem onde vivem e, assim, entendam que preservar e/ou mudar a realidade está nas mãos de cada um. É um chamado ao protagonismo, à arte e à profissionalização na fotografia”, diz Soraya Galgane, idealizadora da Elo 3.

Ao término da mostra, serão doadas câmeras fotográficas para os alunos da instituição participante, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do potencial artístico e profissional a partir da vivência com a fotografia.

Além de Japeri, a exposição “Retratos da Terra” estará em cartaz em outras sete cidades do Brasil, incluindo o município de Mauá, em São Paulo, local onde a NTS também patrocina a implementação do projeto.

Sobre a Elo3
Há 18 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram @elo3cultura ou no site.

Serviço “Retratos da Terra”
JAPERI

Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Endereço: R. Cheik Rejane, 97 – Centro, Japeri – RJ,
CEP: 26435-270
Data: 29 de setembro a 29 de outubro

Entrada Gratuita