Instale nosso app na tela do seu celular


Participe do nosso grupo no
WhatsApp
Japeri
Japeri
Japeri
Japeri



  • Bumba meu mito: espetáculo que une clássico e popular chega a JAPERI




    A produção integra as ações contempladas no edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ)


    Japeri tem um compromisso na tarde do próximo domingo, 7 de março: ocupar os 30 lugares disponibilizados pelo Grupo Código e acompanhar o espetáculo teatral Bumba Meu Mito, produzido pela companhia Destroiados. Essa é a primeira apresentação do grupo como vencedor do edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ).

    Durante 60 minutos, os espectadores serão apresentados à saga da grávida Catirina e seu valente Chico. Tomada pelo desejo de consumir a língua do boi de estimação do fazendeiro, Catirina obriga o esposo a roubá-lo. A morte do animal leva o casal ao desafio de ressuscitá-lo e, para isso, contam com o auxílio e chocalhos do Pajé.

    Da antiguidade grega clássica, a história parte do Labirinto de Knossos na Ilha de Creta e vem atravessando o tempo até que alcance a transformação do Minotauro no tradicional Boi, do Boi Bumbá brasileiro.

    Para isso, as composições plástica e sonora do espetáculo incorporam elementos da cultura clássica, como as máscaras teatrais que compõem o coro grego, da cultura popular representada por chitas e bandeirolas, além do próprio corpo do boi, que situa o tempo e o espaço da cena. Além disso, tambores, chocalhos, pandeiro, violão e rabeca vão dando a cor musical de toda a representação.

    O espetáculo foi contemplado pelo edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e durante o mês de março circulará por várias cidades do Rio de Janeiro. Uma das proposições do projeto é promover e fortalecer as relações de intercâmbio entre os artistas. Em cada uma das cidades visitantes, o projeto conta com o apoio de uma produção local. No caso de Japeri, o escolhido foi o Grupo Código. A associação cultural, sem fins lucrativos, atua desde o início dos anos 2000 em três eixos: artística profissional, espaço cultural e oficinas de Teatro para a comunidade.

    Considerando o desafio de circular o espetáculo pelo Estado em momento de pandemia, a companhia teatral tomou uma série de medidas que visam proteger, tais como: distribuição de senhas para o público com o objetivo de garantir o distanciamento social de dois metros na plateia. Além disso, o espaço será equipado com totens de álcool 70% e serão distribuídas máscaras para membros da plateia que não tenham o equipamento de segurança.

    DESTROAIDOS

    Destroiados é composto por artistas e profissionais da Educação da Secretaria de Educação de Mesquita, onde tem realizado intenso trabalho de formação de público nas escolas do município.

    BUMBA MEU MITO estreou em agosto de 2017, no Centro Cultural Mister Watkins, em Mesquita, e circulou por praças públicas da baixada fluminense no segundo semestre daquele ano. Em 2018, a peça foi apresentada no SESC Barra Mansa. Em 2019, integrou as atividades do Museu Janete Costa, em Niterói, e participou do projeto Viradão Cultural Suburbano, com apresentações na praça do Engenhão e no Centro de Tradições Nordestinas de São Cristóvão. Em fevereiro de 2020, integrou o projeto Vitrine UERJ, no Teatro Noel Rosa.

    Elenco:

    Cecília Terrana, Renata Andrade, Macedo Griot, Marlon Vares, Paula Almeida, Rodrigo Araújo, Rogério Magalhães.

    Equipe do Espetáculo:

    Direção: Rogério Magalhães

    Dramaturgia: Rogério Magalhães

    Figurino: Rogério Magalhães

    Trilha Sonora: Macedo Griot e Rodrigo Araújo

    Maquiagem: Juliana Caldeira

    Serviço:

    Bumba meu Mito (apresentação seguida de roda de conversa)

    Data: 07/03

    Horário: 10h30

    Espaço Cultural Código

    Rua Davi, 397. Nova Belém – Japeri/RJ

    Capacidade: 30 lugares (com agendamento prévio)