Entre 13 e 22 de junho acontece a maior Bienal de todos os tempos. A feira de livros vai contar com uma programação especial e uma novidade, o Book Park com atrações inéditas.
Confira detalhes de cada atração:
Labirinto de Histórias: Um espaço interativo e sensorial que convida o visitante a mergulhar em narrativas que ganham vida. Editoras como Globolivros, Companhia das Letras (selo Bloom Brasil), Darkside e Record apresentam experiências baseadas em obras como ‘Uma Janela Sombria’, séries ‘Hades & Perséfone’ e ‘Covenant’, clássicos como ‘Wicked e Alice’, e a série ‘Corte de Espinhos e Rosas’;
Escape Bienal: A atração terá quatro cenários literários onde os participantes resolvem enigmas e desafios. Os desafios são inspirados em obras de Agatha Christie (com Harper Collins), o desaparecimento fictício de Raphael Montes (com Companhia das Letras), ‘A Empregada’ (com Arqueiro) e thrillers de Cara Hunter (com Ediouro).
Roda-Gigante Leitura nas Alturas: Uma roda gigante com 16 cabines envelopadas com histórias e personagens, oferecendo áudios relacionados a livros. Editoras como Panini (Turma da Mônica), Intrínseca (Percy Jackson), HarperCollins Brasil (As Crônicas de Nárnia) e Melhoramentos (Stitch) participam com ativações criativas. O ingresso para a roda gigante custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente.
Praça Além da Página: Um espaço inédito ao ar livre dedicado às comunidades leitoras. Promete ser um ponto de encontro com programação interativa, incluindo gincanas literárias, festas temáticas, música ao vivo, performances e tendências das redes sociais, colocando o leitor como protagonista.
Curto-Circuito: Nova programação voltada para o público pré-adolescente (9 a 12 anos). Os encontros ocorrerão nas manhãs de sábado e domingo no Palco Apoteose, misturando creators e autores pops em um formato dinâmico e interativo, com curadoria de Carolina Sanches. O conceito é de “leituras elásticas”, valorizando diferentes linguagens narrativas.
Biblioteca Fantástica: Um novo espaço de 500m² dedicado ao público infantil, sem paredes e absolutamente lúdico. Lá, os livros, personagens e histórias interagem de forma inovadora com os pequenos leitores.
Artists Alley: Espaço dedicado a quadrinhos e a cultura pop. Com curadoria de Sidney Gusman, o espaço contará com a presença de 32 artistas entre ilustradores, roteiristas e quadrinistas.
Palco Apoteose: Considerado o coração pulsante da Bienal, é uma arena para grandes encontros e experiências imersivas, misturando literatura e cultura pop. Terá 40 painéis e mais de 70 horas de conteúdo. A curadoria é de Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa.
Café Literário: O espaço tradicional completa 25 anos e mais uma vez estará voltado para reflexões profundas e debates contemporâneos. Serão 31 painéis e mais de 60 horas de conteúdo. A curadoria é de Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster) e Bianca Ramoneda.