Bibliotecas de Japeri de portas abertas para o conhecimento




Bibliotecas de Japeri de portas abertas para o conhecimento


Por Redação

Thaize e sua filha, Raquel na Biblioteca do Centro Cultural de EP

As bibliotecas públicas são cada vez mais raras no Brasil. Entre 2015 e 2020, o Brasil perdeu ao menos 764 bibliotecas públicas, segundo dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

Japeri tem duas bibliotecas públicas, além da biblioteca do Espaço Cultural Código, para uma população de pouco mais de 100 mil habitantes. O que é muito pouco. Apesar disso, as duas bibliotecas gerenciadas Secretaria de Cultura oferecem tudo o que a população japeriense precisa para se informar e se divertir: livros, exposições e uma programação diversa.

A reportagem do Japeri Online esteve na Biblioteca do Centro Cultural (Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães) em Engenheiro Pedreira para conferir a programação deste mês e por lá está acontecendo a exposição Las Faciles de Heitor Marinho. Já na Biblioteca Pública Biblioteca Municipal Carlos de Souza, no Centro de Japeri, acontece a Expo Druall, do artista Gilmar Druall, ambos ficam até o dia 16/2.

Thaíze (29) e sua filha, Raquel (8), moradoras do Guandu, foram à biblioteca do Centro Cultural para pegar livros emprestados. Thaíze sempre gostou de ler textos de autores estrangeiros, mas agora mudou seu foco. “Eu gosto de livros de literatura em geral, mas estou começando a me interessar um pouco mais pela literatura brasileira, antes eu gostava de literatura estrangeira.”, explicou Thaíze.

A jovem Raquel já acompanha os passos da mamãe nas aventuras literárias e por seu incentivo, também escolheu o seu exemplar para ler em casa.

Thaíze destacou a organização das bibliotecas de Japeri e recomenda que todos valorizem os espaços culturais da cidade. “Eu estou gostando muito [das bibliotecas], porque estão dando para as pessoas oportunidade de terem mais conhecimento … a gente acaba se distraindo pra ler um PDF por conta das notificações do celular. Ter os livros nas bibliotecas, facilita muito para quem quer focar na leitura. Sobre a organização, estou gostando. Eu acho muito bom a prefeitura estar investindo nas bibliotecas, isso é um bem de muito valor e gostaria que as pessoas valorizassem um pouco mais isso, porque ter conhecimento é muito bom”, completou.

Todos os moradores de Japeri têm acesso ao acervo das bibliotecas públicas, para isso, basta entrar no link de inscrição e fazer o seu cadastro. A Secretaria de Cultura fará em breve ações superinteressantes para os amantes das letras.