Amanhã Japeri vai ganhar o Segurança Presente




Amanhã Japeri vai ganhar o Segurança Presente


Por Redação

O dia 1º de junho vai entrar para a história da cidade com a chegada do programa Segurança Presente, do Governo do Estado. A cerimônia de lançamento será realizada no espaço em frente à sede da Prefeitura, na próxima terça (1), a partir das 10h.

Japeri receberá a 33ª base do programa e para reforçar a segurança nos dois grandes centros comerciais do município, o programa irá implantar bases no centro de Japeri e em Engenheiro Pedreira. No total, a cidade terá 43 agentes, 6 viaturas e 10 motocicletas em ação no combate à violência. Os policiais estarão em atividade de segunda a domingo, das 8h às 20h. O efetivo, composto por policiais militares e guardas municipais, vai patrulhar as regiões prioritariamente no centro comercial e nas áreas turísticas da cidade.

A população poderá acompanhar as atividades através das redes sociais da Prefeitura de Japeri: www.facebook.com/prefeituradejaperi.

Altos índices de crimes de rua em Japeri em 2020

Já o Secretário Municipal de Segurança e Transportes, Jorge Dantas, falou sobre a cobertura que o programa traz para ações da Polícia Militar em outras localidades: “Apesar do Segurança Presente não ser de confronto, a implantação das bases em Japeri e Engenheiro Pedreira proporciona aos agentes do 24° BPM possibilidade de agir de forma mais constante nos bairros mais afastados e/ou deflagrados pelo tráfico. Nossa expectativa é a melhor possível para a segurança pública”, frisou.

Os crimes de rua estiveram em alta no município. De acordo o ISP-RJ (Índice de Segurança Pública), só em 2020, foram registrados 563 boletins de ocorrência por algum tipo de roubo ou furto na 63 DP (Japeri), média de quase 47 pessoas roubadas ou furtadas por mês. Ainda de acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Segurança do Estado, no ano passado, 52 munícipes tiveram seus celulares roubados ou furtados e 15 estabelecimentos comerciais foram assaltados.