Águas do Rio participa de Fórum Global na Baixada Fluminense




Águas do Rio participa de Fórum Global na Baixada Fluminense


Por Redação

Concessionária apresenta os avanços do primeiro ano de concessão e destaca os desafios

Os avanços realizados pela Águas do Rio na Baixada Fluminense foram tema do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS) “Diálogos da Água – Região Baixada Fluminense”. O evento aconteceu na última terça-feira (29/11), no auditório do SESC de Nova Iguaçu. A concessionária participou do painel “Saneamento e Gestão de Resíduos”, que tratou dos principais desafios do desenvolvimento sustentável na região, seguindo a Agenda 2030, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Presente em nove municípios da Baixada, no primeiro ano de concessão, a Águas do Rio implantou 84 Km de redes de água. As obras beneficiaram cerca de 1.3 milhão de pessoas, das quais 39 mil tiveram acesso à água encanada pela primeira vez.

Para a recuperação ambiental da Bacia do Guandu estão previstos investimentos de cerca de R$ 645 milhões, incluindo a universalização do sistema de esgotamento sanitário dos municípios de Japeri e Queimados dentro do prazo de cinco anos. Com isso, cerca de 41.6 milhões de litros de esgoto deixarão de ser lançados no Rio Guandu diariamente.