5ª Edição do Sarau da Diversidade em Japeri acontece neste sábado - Site Japeri Online




5ª Edição do Sarau da Diversidade em Japeri acontece neste sábado


Por Redação

20/11/2024

O Sarau da Diversidade Negra, uma iniciativa essencial para celebrar a cultura, o território e a representatividade, chega à sua 5ª edição no próximo dia 23 de novembro, em Japeri. Na sede do Grupo Código, coletivo cultural com quase 19 anos de história na Baixada Fluminense, o evento promete uma noite de apresentações artísticas, roda de conversa e uma programação que exalta a consciência negra e os talentos da Baixada Fluminense e Rio de Janeiro.

Este sarau se torna ainda mais significativo nesta edição, que é em alusão ao Mês da Consciência Negra. Ele é um dos poucos espaços na região que dedica um olhar especial para a valorização da população negra e das comunidades LGBTQIAPN+, sendo realizado sem recursos financeiros e contando com a dedicação voluntária de artistas, equipe de produção e apoiadores. Além de ser um espaço de expressão artística, o evento visa fortalecer a identidade cultural e social dessas comunidades em Japeri.

Programação:

Roda de Conversa – Território e Transformação: A Importância do Trabalho em Cada Espaço

A programação também incluirá uma roda de conversa mediada por Juliana França, atriz, professora e vice-presidente do Grupo Código. As convidadas Vitória Rosa, produtora cultural e ativista da juventude negra, e Ekedji Angorense, diretora cultural do Terreiro Oba Labi, irão discutir como o trabalho de cada uma contribui para a transformação e fortalecimento dos territórios que ocupam, abordando questões de resistência cultural, inclusão social e o papel da mulher negra em cada espaço.

Apresentações – A 5ª edição contará com um lineup de artistas representativos da cena independente, como Walle B, Laizz, Lavínia, Obxby7, MC Leandrynho, Aryelle, Ohana Azalee, Fada do Beat, Glass e M4grão, que se apresentarão oferecendo ao público uma imersão.

A entrada para o evento será a doação de um brinquedo, que será destinado à ação social Natal da Alegria, um projeto iniciado por Rita Diva, fundadora do Grupo Código, falecida em abril de 2021. A ação, realizada em dezembro, continua o legado de Rita ao levar alegria e apoio às crianças em situação de vulnerabilidade na região.

Ficha Técnica

Idealização e Produção Geral: Júnior Oliveira

Produção: Carol França, Davi Assis, Ray Ammorim, Wallace Barreto, Débora (Baqueta Rosa), Lucas Silva (Cebola), Helena Oliveira, Emili Lemos, Lucas Santiago, Maria Fernanda, Dhanda, Juliana França

Design e Mídias Sociais: Vinícius Costa, responsável pela identidade visual do evento e pela cobertura de mídias sociais no dia

Apresentadora: Juliana França

Operação de Luz e Som: Ray Ammorim

Cobertura Audiovisual/Fotográfica: Patrick Lima

O Sarau da Diversidade Negra é uma celebração de resistência e fortalecimento da cultura local, promovendo a inclusão e a valorização dos artistas da Baixada Fluminense. Com a força do coletivo, o evento promete ser uma noite de transformação e afirmação da arte negra e periférica.