No inverno, dias mais frios geralmente significam banhos mais quentes! Sair da cama aconchegante e quentinha para encarar uma água morna no banho da manhãpode ser muito difícil. À noite, este banhopode ser mais complicado ainda. Por isso, ninguém hesita em aumentar a temperatura da água. Até para lavar as mãos ou o rosto.
Resultado: a água quente elimina a camada de gordura que normalmente protege a pele, deixando-a mais propensa à perda de água, isto é, à desidratação e ressecamento. A pele fica, consequentemente, mais exposta a muitos desconfortos, dentre o quais se destacam a sensação de “repuxamento” ea coceira. O prurido pode ser tão intenso a ponto de causar feridas que, por sua vez, podem infeccionar, já que as defesas naturais estãomais rebaixadas. Em suma, um ciclo que pode piorar a cada banho.
Mas o banho quente pode nãoser o único vilão da história. Outros fatores podem contribuir – e muito – para o ressecamento da pele. Por exemplo, dias muito secos, em que a umidade relativa do ar está abaixo de 30%; alguns sabonetes; roupas com tecidos sintéticos que não absorvem suor; doenças associadas como, por exemplo, o hipotireoidismo ou diabetes; uso de medicamentos específicos; idade mais avançada e a própria menopausa, para citar os mais comuns.
O que podemos fazer para atenuar os efeitos do ressecamento da pele? Aqui vão as cinco principais dicas:
Faça isso e mantenha sua pele mais hígida, hidratada e, portanto, mais saudável.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/sua-pele-esta-mais-ressecada-no-inverno-veja-dicas.html