Orquestra Sinfônica Brasileira e Banda Juvenil Fluminense se apresentam para alunos de Japeri - Site Japeri Online




Orquestra Sinfônica Brasileira e Banda Juvenil Fluminense se apresentam para alunos de Japeri


Por Redação

Concerto gratuito reuniu temas de filmes e clássicos da MPB em experiência inesquecível para estudantes

A Quadra Esportiva de Nova Belém, em Japeri, foi tomada por música e emoção nesta terça-feira, 29. Com um repertório variado, que incluiu temas de filmes da Disney e clássicos brasileiros como “Garota de Ipanema” e “Só Quero Amar”, de Tim Maia, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e a Banda Sinfônica Juvenil Fluminense realizaram um concerto gratuito para alunos da rede municipal, sob a regência do maestro Vinícius Louzada.

Organizado pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento contou com a presença de 282 alunos do 4º ao 7º ano das escolas municipais e 16 responsáveis. 

A apresentação integra o projeto Conexões Musicais 2024, da Fundação OSB, que busca democratizar o acesso à música de concerto e promover o aprimoramento técnico de jovens músicos em projetos sociais. “A música tem um poder de transformação muito grande; ela une pessoas e gerações”, disse o maestro Vinícius Louzada. “Nosso objetivo é trazer um repertório popular que as crianças possam curtir e aprender, criando experiências que possam transformar suas vidas.”

A secretária municipal de Educação de Japeri, Caroline Ontiveros, destacou a importância da iniciativa: “Hoje é um dia especial para os nossos alunos. Ter uma apresentação desse nível na nossa cidade é um privilégio, e queremos fortalecer essa parceria nos próximos anos. Cultura e arte são fundamentais na formação dos nossos jovens.” Ela também expressou o orgulho em proporcionar aos estudantes o acesso a eventos culturais que muitas vezes estariam fora de seu alcance.

O concerto contou com músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira, incluindo Jorge Postel (oboé), Ricardo Santos (trombone) e Simon Bechemin (fagote) como solistas, além de 14 jovens talentos da Banda Sinfônica Juvenil Fluminense, um projeto do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) voltado para alunos de escolas públicas. 

“Estudar música me deu um caminho, e trazer isso para os alunos de Japeri é muito especial”, disse David Albino, de 20 anos, músico da banda. “Sempre estudei em escola pública e ver como a música transforma vidas é inspirador. Espero ser um exemplo para esses alunos.”

Experiência marcante para alunos, responsáveis e educadores

Para muitos alunos, como Ana Beatriz, do 6º ano da E.M. João XXIII, esta foi a primeira experiência com uma orquestra ao vivo. “Estou ansiosa para assistir com meus amigos!”, compartilhou a jovem de 14 anos. O impacto do evento também foi sentido pelos educadores e familiares presentes, como Milene Ribeiro, mãe do aluno Michael Sarmento, 12 anos da Escola Municipal João XXIII “Ver a cultura e a música na vida dos nossos filhos ajuda a expandir horizontes e a tirar as crianças das ruas.”

A experiência foi particularmente marcante para os professores, que trouxeram, entre outros alunos, estudantes autistas para o evento. “O mais bacana desse evento são as experiências. Trouxemos alunos autistas, e para eles isso é muito enriquecedor. Motiva e incentiva, mostra que eles podem muito mais, é uma porta aberta para novas oportunidades”, comentou Bruna da Silva Barreto, professora do 4º ano da Escola Municipal Pastor Aristides Arruda. “A sala de aula é apenas um espaço, mas temos diversos outros espaços de aprendizagem. Sair do ambiente escolar e mostrar tudo o que há fora dele é muito valioso. Esta é uma experiência que vão levar para a vida toda.”