Convocados pelo rádio, TV, cartazes e mídias sociais, os jovens de 16 e 17 anos mostraram que estão dispostos a participar das eleições municipais do ano que vem. Somente no primeiro dia da campanha nacional Semana do Alistamento do Jovem Eleitor, na segunda-feira (16), 1.802 adolescentes nessa faixa etária compareceram aos cartórios eleitorais no estado, um crescimento de 125% em relação ao mesmo dia da semana anterior, quando 801 jovens de 16 e 17 tiraram o título. No estado do Rio, em razão do feriado do Dia da Consciência Negra, a campanha vai até esta quinta-feira (19).
Todos os eleitores podem ir aos cartórios fazer alistamento, transferências de domicílio ou alterações no título de eleitor até 4 de maio de 2016, quando o Cadastro Nacional de Eleitores será fechado por exigência da legislação, a 151 dias das eleições. O prazo é válido inclusive para os jovens de 16 e 17 anos e outros eleitores facultativos, como os maiores de 70 anos e analfabetos. Direcionada ao jovens eleitores, a campanha da Justiça Eleitoral busca reverter índices baixos de alistamento, como os do estado do Rio de Janeiro, onde apenas 8,8% desses jovens estão inscritos como eleitores.
Os jovens de 16 e 17 anos e todos os cidadãos podem ir até o dia 4 de maio de 2016, porém a campanha focada nos jovens eleitores termina no dia 19 de novembro.
Fonte: TRE-RJ