Cia Cerne circula gratuitamente pela Baixada Fluminense com espetáculo adaptado de livro clássico de Ana Maria Machado sobre o valor da democracia
O espetáculo narra a história de um país colorido em que as pessoas viviam felizes até o dia em que sobe ao poder um certo ditador, que resolve mudar tudo. Reclama das cores, das músicas, proíbe ideias! O país se torna cinza e triste. Quem tenta se manifestar contra a situação, é preso ou expulso pelo Tirano. Alguns ficam quietinhos, fazendo de conta que concordam com tudo aquilo. Muito tempo depois, três crianças se conhecem, e imbuídas de muita imaginação, resolvem enfrentar o Tirano e resgatar as cores e a alegria daquela gente.
Com adaptação de Vinicius Baião e músicas originais de Beto Gaspari, executadas ao vivo pelo elenco, a montagem traz personagens divertidos em texto ágil que coloca a curiosidade e o questionamento infantil como grandes estimuladores para que o adulto revisite o seu olhar sobre o mundo e as coisas.
O espetáculo, contemplado pela Lei Paulo Gustavo no edital EVOÉ RJ, promovido pelo Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, fomenta a discussão sobre as possibilidades de um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sócio-políticas. Era Uma Vez um Tirano rendeu à Cia Cerne o Prêmio CBTIJ de Teatro Para Crianças 2023 nas categorias Ator Protagonista e Visagismo. O trabalho continuado da Cia Cerne também venceu o Prêmio CBTIJ de Teatro Para Crianças 2022 na categoria Especial, pela “pesquisa de linguagem do grupo que traz questões políticas e artísticas na criação dos espetáculos para crianças”.
A CIA. CERNE
Fundada em 2013 na cidade de São João de Meriti, Baixada Fluminense (RJ), a Cia. Cerne completa dez anos se consolidando como uma das principais companhias da região. Tendo circulado por nove estados do Brasil e participado de diversos festivais, já recebeu mais de 50 prêmios. Fez temporadas em importantes espaços como SESC Tijuca (RJ), Teatro João Caetano (RJ) e SESC Belenzinho (SP), entre outros. Já foi contemplada por editais da Funarte e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além dos editais Rumos Itaú Cultural, SESI Novos Talentos e SESC Pulsar RJ. Integra a Rede Baixada em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017 na categoria Inovação. Em 2022 foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro na categoria cenografia por “Turmalina 18-50”, e venceu o Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças nas categorias Especial e Texto Adaptado, por “Uma História de Rabos Presos”. Em 2023, fundou a Escola Popular de Teatro da Baixada Fluminense, pela qual oferece uma série de oficinas gratuitas majoritariamente para moradores da Baixada. No mesmo ano, venceu o Prêmio Shell de Teatro na categoria dramaturgia por “Três Irmãos”, e o Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças nas categorias Ator e Visagismo, por “Era Uma Vez um Tirano”.
SERVIÇO:
ERA UMA VEZ UM TIRANO
Data: 22/05/2024
Horário: 15h
Local: Espaço Cultural Código
Endereço: Rua Davi, 198-234 – Nova Belém – Japeri – RJ
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos