O mês de outubro fica da cor “rosa” em muitas lojas, roupas, revistas, redes sociais e nas várias plataformas digitais. Esta cor foi escolhida para fazer um alerta especial sobre o câncer de mama. Importante lembrar que os homens também podem apresentar câncer de mama. Mas com uma incidência estatística muito menor. Diferentemente das mulheres, onde ocupa o segundo lugar em termos de maior frequência diagnóstica, perdendo apenas para o câncer de pele.
Pode acometer todas as faixas etárias, especialmente acima dos 40 anos. Por isso há que se ficar alerta, pois geralmente são as próprias mulheres que o percebem. E quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as possibilidades de cura.
Faça periodicamente, pelo menos uma vez por mês, seu auto exame. Para as mulheres que ainda menstruam, os últimos dias da menstruação são uma boa dica, pois as mamas em geral estão mais flácidas e menos dolorosas. Palpe suas mamas e suas axilas. Observe-se de frente no espelho. Sem medo.
Preste atenção aos principais sinais de alerta:
Além disso, lembre-se de que a partir de 40 anos você já pode fazer a mamografia rotineiramente, pois é um excelente e fundamental exame para detecção precoce.
Não tenha receio de se auto examinar. Quanto mais cedo detectar qualquer alteração, maior a chance de cura. Enfrentar o câncer é muito melhor do que ficar com medo e fugir dele. Ele sempre andará na sua frente e dominará sua vida, se você não tomar nenhuma atitude. Outubro Rosa. Vale o alerta.