Com o título da Libertadores conquistado no último sábado, o Botafogo fez o Rio de Janeiro entrar para o grupo onde todos os grandes têm a famosa Glória Eterna.
Até então, o Rio era o único no qual todos os grandes não tinha a Libertadores. Rio Grande do Sul, Minas e São Paulo já tinham todos seus protagonistas campeões, mas faltava o Rio de Janeiro.
Com o título, o Botafogo se junta ao Flamengo (3), Vasco (1) e Fluminense (1) neste hall de vencedores.
Mas agora, fica a pergunta: Qual título da Libertadores foi o mais épico?
A reportagem do Japeri Online pesquisou os últimos títulos da Libertadores de cada um dos clubes do Rio.
VASCO
Em 1998, o Vasco estava no Grupo 2 e terminou a primeira fase em segundo lugar. Nas oitavas o time da Colina ganhou o Cruzeiro por 2 a 1 e empatou em 0 a 0, se classificando para as quartas contra do Grêmio. Neste confronto, o Vasco empatou a primeira partida e venceu a seguinte. Com a vitória, o Vasco enfrentou nas semis o River Plate. No jogo da ida o Vasco venceu por 1 a 0 e na volta um magro empate em 0 a 0.
A grande final foi contra o Barcelona da Equador e o título veio com duas vitórias de 2 a 0 e 2 a 1 com gols de Luizão e Donizete marcando nos dois jogos.
FLAMENGO
EM 2022, o Flamengo buscava seu 3º título na competição. O Rubro-negro, terminou a competição em primeiro lugar no Grupo H.
Nas oitavas, o Flamengo pegou o Tolima da Colômbia. No jogo da ida 1 a 0 para o time brasileiro e 7 a 1 no jogo da volta. Nas quartas, um adversário mais forte, Flamengo e Corinthians se enfrentaram com placares 2 a 0 e 1 a 0 para o Flamengo. Nas semis, o adversário foi o Vélez Sarsfield da Argentina que também não conseguiu para o Flamengo, placar final 4 a 0 e 2 a 1 para o Mengão. A final, em jogo único foi contra o Athlético Paranaense em campo neutro. A partida aconteceu no Equador e o resultado final foi 1 a 0 com gol de Gabriel Barbosa.
FLUMINENSE
Em 2023, foi a vez do Fluminense lavar a alma e mudar a triste história de 2008, quando o time das Laranjeiras foi derrotado pela LDU do Equador. Na Libertadores de 2023, o tricolor terminou em primeiro lugar com os mesmos 10 pontos do River Plate. Pelas oitavas, o Fluzão pegou o Argentinos Jrs se classificou com um empate em 1 a 1 e uma vitória por 2 a 0 no Maracanã. Nas quartas, o Olímpia que tinha eliminado o Flamengo, foi a vítima do Fluminense que venceu por 2 a 0 e 3 a 1. Nas semis, o Flu pegou o Inter. No jogo da ida, 2 a 2 e no jogo da volta em Porto Alegre, o time virou no final se classificando com o placar de 2 a 1. A grande final realizada no Maracanã foi contra o Boca Juniors e seguindo o drama de 2008, a partida foi para os pênaltis após o empate em 1 a 1. Na prorrogação, John Kennedy fez o gol do título.
BOTAFOGO
Neste ano, O Glorioso veio da pré-libertadores e na fase de grupos, ficou em segundo lugar com os mesmos 10 pontos do Junior Barranquila da Colômbia. Nas oitavas, o Botafogo venceu o Palmeiras por 2 a 1 e no jogo da volta, faturou a vaga empatando por 2 a 2 fora de casa. Nas quartas, mais um brasileiro no caminho do Botafogo, o São Paulo, com dois empates (0 a 0 e 1 a 1) a vaga foi decidida nos pênaltis. Nas semis, o Fogão arrasou o Peñarol por 5 a 0 no jogo da ida e perdeu o jogo da volta por 3 a 1, se classificando no saldo de gols.
Na grande final, um terceiro brasileiro no caminho do Botafogo. Em partida realizada em Buenos Aires, o título veio com a incontestável vitória contra o Atlético Mineiro por 3 a 1 com gols de Luiz Henrique, Alex Telles e Junior Santos.
Agora é com você, qual foi o título mais épico da Libertadores?