Confira quatorze dicas para conseguir um bom estágio




Confira quatorze dicas para conseguir um bom estágio


Por Coluna NilCultura

Para conseguir seu primeiro estágio, o estudante universitário Guilherme Santos, de 25 anos, passou por uma prova online, teve que gravar um vídeo respondendo a algumas perguntas selecionadas, foi entrevistado e passou por uma dinâmica de grupo. A bateria de avaliações é o caminho seguido por empresas em busca de jovens cada dia mais preparados para seus quadros de funcionários.

— Hoje em dia, os estagiários têm projetos de peso dentro das empresas: participam de reuniões com a diretoria e têm contatos com clientes internos e externos — justifica Annie Tartari, coordenadora de projetos da Across, que promove o recrutamento de estagiários para diversas companhias.

Para auxiliar a geração Y a conquistar a vaga dos sonhos e avançar na carreira neste momento da vida, a empresa lançou um guia com 14 dicas, que o EXTRA reproduz abaixo. Apesar do crescimento das exigências, os estudantes podem ficar tranquilos: experiência não é cobrada. E outras atividades podem causar boas impressões aos recrutadores.

— O estagiário vai para a empresa aplicar o que vive teoricamente no ensino superior. E as universidades oferecem cursos gratuitos e seminários, que podem entrar no currículo do candidato — aponta o superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Paulo Pimenta.

No quinto ano da faculdade de Engenharia de Materiais, Guilherme Santos, por exemplo, sabe que as experiências universitárias o ajudaram durante o processo seletivo.

— Com certeza a iniciação científica da qual faço parte desde o início da graduação, minha participação na organização e nos próprios congressos e a passagem pela Aiesec (uma ONG que conecta talentos e organizações) me ajudaram — conta o jovem.

De forma geral, segundo a porta-voz da Across, os estudantes devem começar a procurar um estágio durante o segundo ano, em caso de graduações de quatro anos, ou no terceiro, em formações de cinco anos. Seja para efetivação na própria empresa ou mudando os rumos profissionais depois, estagiar pode ser um trampolim para o mercado.

— O candidato que estagia desenvolve a carreira desde cedo. Ele tem uma vivência maior — avalia Tartari.

Leia mais: http://extra.globo.com/emprego/confira-quatorze-dicas-para-conseguir-um-bom-estagio-19914916.html