A trajetória de Alexia Burguesinha no Ranking do UFC




Japeri Online 22 anos




A trajetória de Alexia Burguesinha no Ranking do UFC


Por Redação

13/02/2026

A cada luta, Alexia Burguesinha consolida seu nome no ranking mundial do MMA, dentro do UFC, a principal organização da modalidade.

Com apenas duas lutas na maior franquia do mundo, Burguesinha já havia alcançado a 14ª posição no ranking das lutadoras da categoria Peso-Palha. Porém, com uma impressionante sequência de 11 vitórias consecutivas, Alexia subiu mais uma colocação e hoje ocupa a 13ª posição do ranking.

Para estar entre as melhores do mundo em sua categoria, Alexia precisou abrir mão de muitas coisas, como a convivência com amigos de infância, com a família e com sua cidade natal, Japeri. No entanto, jamais abriu mão da alegria e da vontade de vencer em um esporte tão exigente quanto o MMA.

A trajetória até o UFC começou cedo. Alexia Thainara iniciou sua caminhada nos tatames ainda jovem e, com o apoio de seus mestres, disputou suas primeiras batalhas profissionais aos 23 anos. Sua estreia aconteceu no New Corpore Extreme 27, em 2018. Desde então, a atleta japeriense passou por importantes eventos do cenário nacional, como Favela Kombat, Thunder Fight — onde sofreu sua única derrota até hoje —, Arena Global, XForce MMA, Pentagon Combat, Standout Fighting Tournament, Maximum Fight, Jungle Fight e o Dana White’s Contender Series, competição que abriu definitivamente as portas do UFC para Alexia.

Com o passar do tempo, Alexia precisou se despedir de Japeri após receber o convite de Marcelo Ribas, pai da lutadora Amanda Ribas para ser sua sparring. Essa oportunidade foi decisiva, abrindo novos caminhos na carreira e culminando no convite para participar do Dana White’s Contender Series.

Dana White, presidente do UFC, criou o Contender Series como uma vitrine para selecionar novos talentos que sonham em ingressar no Ultimate Fighting Championship. Alexia treinou intensamente e enxergou ali a melhor — e talvez a única — chance de alcançar seu objetivo. E deu certo: Burguesinha venceu Rose Conceição e conquistou a tão sonhada vaga no UFC.

Desde então, Alexia Burguesinha vive o sonho de fazer o que ama, conhecer novas culturas e viver do esporte.
Aquela menina que iniciou no futebol e começou a lutar escondida da família, com o apoio do professor Luiz Japeri, hoje se tornou referência para jovens das periferias do Brasil que sonham em vencer na vida.

Alexia já venceu muitos desafios. Agora, o próximo passo é ainda maior: escrever seu nome na história do MMA, superar seus ídolos e conquistar o mundo.





Mais Lidas