Juliana França em cartaz no Rio




Japeri Online 22 anos




Juliana França em cartaz no Rio


Por Redação

05/05/2026

Ouça a matéria

Em “Caminho de Casa”, uma relação delicada entre mãe e filha é revisitada na sala de um consultório médico. Entre o humor e o drama, a peça aborda a história destas duas personagens, interpretadas por Kelzy Ecard e Juliana França, que ressignificam uma relação marcada por conflitos, ausências e perda de memória. 

Release
“Caminho de Casa”, peça da premiada autora Renata Mizrahi, volta  em 29 de maio no Espaço Cultural Sérgio Porto

Com direção de Miwa Yanagizawa, espetáculo traz no elenco as atrizes Kelzy Ecard e Juliana França

Em “Caminho de Casa”, uma relação delicada entre mãe e filha é revisitada na sala de um consultório médico. Entre o humor e o drama, a peça aborda a história destas duas personagens, interpretadas por Kelzy Ecard e Juliana França, que ressignificam uma relação marcada por conflitos, ausências e perda de memória. Com idealização e texto de Renata Mizrahi, e direção de Miwa Yanagizawa, o espetáculo volta em 30 de maio no Espaço Cultural Sérgio Porto, com sessões de sexta e sábado, às 20h, e domingos, às 19h.

A atriz Kelzy Ecard sobe ao palco para celebrar seus 35 anos de carreira no teatro, dando vida a Marta, uma mulher que sofre com a perda de memória progressiva e com o medo de não conseguir o perdão da filha, Laura, interpretada por Juliana França. No tempo presente, elas estão na sala de espera do consultório médico para uma consulta de Marta, que já não reconhece mais a filha. Elas conversam como duas desconhecidas, e Laura se permite revisitar as dores e realidades que levaram sua mãe a ir embora em um determinado momento de suas vidas. Antes de perder a memória de vez, Marta tenta resgatar em sua lembrança se foi perdoada pela filha.

Transcorrendo entre passado e presente, o público é convidado a conhecer diferentes épocas e momentos dessa relação, desde a infância de Laura até os dias atuais. A quebra da cronologia reflete a memória fragmentada de Marta, que alterna momentos de lucidez e devaneios. Nos anos 1980, Marta é uma mulher apaixonada pelo mar, que trabalhou duro para comprar um apartamento em Copacabana, cuidando também de seu casamento, de sua filha e de seu trabalho. A peça aborda a realidade de tantas mulheres que enfrentam a sobrecarga e o acúmulo de funções e sua relação com o esgotamento mental.

Idealizadora e autora do texto, Renata Mizrahi se inspirou em muitas mães e mulheres, mas também na relação com a própria mãe para criar as personagens de “Caminho de Casa”. “Eu sou a filha mais velha de três. Minha mãe era muito sobrecarregada e tinha uma relação conturbada com meu pai. Eu não tive intimidade com ela durante a adolescência, uma fase muito importante”, conta Renata, que se reconectou à mãe aos 18 anos. “Hoje, nossa relação não tem intimidade, mas tem respeito e carinho.”

A diretora Miwa Yanagizawa se emocionou bastante durante os ensaios. “A peça nos coloca o tempo todo diante de um espelho delicado que mostra a nossa terrível vulnerabilidade perante a vida”, revela a diretora, sem esconder a admiração pelas duas atrizes. “Tem sido uma aventura acompanhar a relação entre, Marta e Laura, da Kelzy e da Juliana, que fazem, brilhantemente, mãe e filha em cena! Elas vivem uma relação atravessada por ausências, silêncios, traumas que nunca foram muito elaborados, palavras que não foram ditas no momento certo, gestos que faltaram. E tem o fator trágico de a mãe estar perdendo a memória. Vemos as personagens recriando um vínculo afetivo à medida que as recordações vão se desfazendo. A gente ri e chora quase ao mesmo tempo”, completa Miwa Yanagizawa.

Duração: 70 min

Classificação: 12 anos

FICHA TÉCNICA:

Idealização e Texto: Renata Mizrahi

Direção Artística: Miwa Yanagizawa

Diretora Assistente: Adassa Matins

Elenco: Kelzy Ecard e Juliana França

Trilha Sonora: Azulllllll

Cenário: Tuca Benvenutti

Figurino: Teresa Abreu

Direção de movimento: Laura Samy

Iluminação: Nina Balbi

Direção de Produção: Felipe Valle

Produção Executiva: Christina Carvalho

Produtora Assistente: Natália Dias

Assessoria de Imprensa: Catharina Rocha e Paula Catunda

Mídias Sociais: Nathália Alves

Identidade Visual: Janaina Ferreira

Realização: Trupe Produções e Teatro de Nós Produções Artísticas





Mais Lidas