No dia 24/06 (sábado), das 17h às 21h, irá acontecer a 2º edição do Sarau da Diversidade em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28/06). O evento, idealizado pelo produtor Júnior Oliveira em parceria com o Grupo Código tem como objetivo evidenciar a luta pelo direito de existir sem perseguição, combater à discriminação, ao preconceito e à violência e poder comemorar o orgulho de ser quem somos na nossa cidade.
A entrada do evento será 1kg de alimento não perecível que será doado para uma casa de acolhimento para pessoas LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade, na 1º Edição em 2022 os alimentos arrecadados foram doados para CasaNem, primeira casa de acolhimento totalmente independente funcionando desde 2016 na cidade do Rio de Janeiro que abriga pessoas LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade social, em sua maioria pessoas transexuais e travestis, e que desenvolve programas e atividades em diversas vertentes com atividades focadas na autonomia e cultura dos seus moradores, além de realizar atendimentos e oferecer oficinas e cursos. Em 2020, a CasaNem atingia direta e indiretamente mais de 100 pessoas.
A data
O dia 28 de junho foi escolhido para a celebração do Orgulho LGBTQIA+ devido à Revolta de Stonewall, em 1969, nos Estados Unidos. Nesta data, frequentadores do Bar Stonewall Inn, um grande ponto de encontro para a população LGBT e outras pessoas em situação de vulnerabilidade em Nova York, lutaram contra a repressão, violência policial e tantas outras agressões vivenciadas diariamente numa época que a homossexualidade ainda era considerada crime em grande parte do mundo. O episódio promoveu a ideia de “orgulho” dentro da comunidade LGBTQIAP+ e inspirou a organização da primeira Parada do Orgulho LGBTI, realizada em vários países.