Japeri fica em último lugar no IDEB e 5 escolas se superam - Site Japeri Online
SETEMBRO AMARELO

Japeri

Participe do nosso grupo no
WhatsApp


Japeri
Japeri
Japeri
Japeri



Oferecimento:

Japeri


Japeri





Japeri fica em último lugar no IDEB e 5 escolas se superam


O Ministério da Educação divulgou o resultado do IDEB 2019. Nos quadros divulgados pelo MEC, Japeri está muito longe de uma Educação de qualidade. Segundo os dados obtidos Japeri ficou em 90º colocação no Estado num total de 92 municípios nas turmas de 4º e 5º anos, sendo que Campos e Cachoeiras de Macacu não participaram, então dos municípios participantes, Japeri ficou em último no Estado todo.

Já nas turmas de 8º e 9º anos, Japeri ficou em 72º lugar.

O IDEB projeta metas para cada avaliação, segundo o quadro, as metas para este ano era 5,1 pontos, porém o município conseguiu chegar apenas a 4,5  pontos nas turmas de 4º e 5º anos. E nas turmas de 8º e 9º anos, a meta era 4,9 e Japeri obteve 3,9 pontos.

Resultado de Japeri no ranking do IDEB - anos finais
Resultado de Japeri no ranking do IDEB – anos finais
Resultado de Japeri no ranking do IDEB - anos finais
Resultado de Japeri no ranking do IDEB – anos finais

Boas notícias

Quando se fala em escolas do município, apensar do número total ter sido muito ruim, 5 escolas conseguiram subir na média projetada pelo MEC. Estão neste roll as escolas municipais João XXIII, Etiene Souza Oliveira e Tania Mara nas séries finais. E o Duque de Caxias e o Teófilo Cunha nas séries iniciais.

resultados ideb japeri
Resultados IDEB Japeri
Resultados IDEB Japeri
Resultados IDEB Japeri

 

Conclusão

Numa análise muito superficial, Japeri não está formando jovens competitivos. Quando se tem uma formação básica aquém no mínimo desejado, os alunos se desmotivam ao chegarem no Ensino Médio, quando chegam!

Um alerta!

O que é o IDEB?

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

 

A consulta pode ser feita neste link do MEC





Parceiros




  • Open chat