Nota oficial do Iphan - Site Japeri Online

Japeri
Participe do nosso grupo no
WhatsApp
Japeri
Japeri
Japeri
Japeri


Nota oficial do Iphan


Na madrugada deste domingo, 19 de julho, a Estação de Japeri sofreu um incêndio de grandes proporções, que felizmente não deixou feridos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lamenta esta tragédia para o Patrimônio Cultural da região: trata-se de um monumento tão simbólico para Japeri que estampa o brasão do município. O instituto se compromete a colaborar ativamente com os esforços para a reconstrução deste ícone da memória nacional. 

Recentemente, o Iphan fiscalizou a restauração do prédio. Após aproximadamente um ano de obras, no final de 2019 as intervenções foram finalizadas e a edificação resgatou características que apresentava na época de sua inauguração, em 1858.
Desde 2010, o casarão integra o Patrimônio Ferroviário valorado pelo instituto. Propriedade do governo do Estado do Rio de Janeiro, a estação está sob concessão da SuperVia, que investiu aproximadamente R$ 2 milhões no restauro.

Especula-se que o inglês Edward Price tenha comandado as obras da estação, executadas com materiais vindos da Europa. Espinha dorsal de todo o sistema ferroviário, a Linha Japeri – então denominada Belém – foi o primeiro trecho da Antiga Estrada de Ferro Dom Pedro II.





Parceiros




  • Open chat