Anunciantes





Publicado em 10/03/2019

[Podcast] A Voz dos Bairros recebe diversas reclamações sobre transporte público



O Site Japeri Online lançou o projeto A VOZ DOS BAIRROS para dar publicidade aos problemas que os bairros enfrentam e tornam o seu dia a dia mais difícil.

Em muitos casos é uma solução simples que só precisa ser apresentada aos órgãos responsáveis, mas tem uns que precisam de mais cuidado pela sua complexidade.

Aí vem a questão: Mesmo sendo muito difícil de se resolver, ele só poderá ter uma solução se o problema bater à porta dos responsáveis.

O Site Japeri Online vai receber as reclamações de caráter coletivo dos bairros, vai encaminhar e cobrar uma solução de vereadores e da prefeitura municipal de Japeri.

Nesta semana, a postagem que foi publicada recebeu muitas reclamações e a reportagem selecionou um dos temas mais comentados. Para participar, os moradores devem fotografar ou filmar o problema (os vídeos devem ser enviados pelo whatsapp do site – 988181598), relatar o problema e enviar pelo site ou pelo aplicativo do Site Japeri Online.

Nesta semana A VOZ DOS BAIRROS traz a reclamação da moradora Luiza Moreira que reclama sobre a falta de oferta de transporte coletivo em Japeri e que os moradores se sentem reféns dessas empresas irresponsáveis.

Em Japeri, só existem três linhas locais: Guandu, Santa Terezinha e Cosme e Damião. As demais linhas passam por Japeri com a Nova Iguaçu x Japeri, Queimados x Japeri, Paracambi x Japeri, Central x Japeri, além das vans em Japeri que fazem as linhas para Arcozelo etc.

A reportagem do Japeri Online conversou com o vereador Helder Pedro (PSL) que explicou o que a câmara tem feito para melhorar o serviço de transporte e o que a prefeitura precisa fazer.

Segundo o vereador, foi aprovada uma lei em 2016 com 56 artigos com diretrizes para que os prefeitos possam trabalhar para oferecer o melhor serviço para Japeri.

A lei prevê para a criação das linhas de ônibus, criação de transporte alternativo para linhas no qual as empresas não se interessem, a regulamentação dos moto-táxis, bilhetagem eletrônica para os estudantes da rede  municipal.

Ainda segundo o vereador Helder, a prefeitura é que tem a competência de criar as linhas municipais para atender a população, já as linhas intermunicipais são de responsabilidade do DETRO, no qual o prefeito solicita ao órgão a criação da nova linha para ligar Japeri a outros município.

Japeri precisa de um estudo de mobilidade urbana, coisa que já está sendo discutido pelo pessoal da página MOBILIZAJAPERI www.facebook.com/MobilizaJaperi, mas que precisa sair do papel para que as boas ideias se tornem realidades em Japeri.

Mas os moradores já podem se movimentar pedindo através de suas associação de moradores a licitação de uma linha que atenda melhor o seu bairro.

Para reclamar sobre as linhas municipais, os moradores devem buscar os vereadores de Japeri, pois eles são os responsáveis pela fiscalização. Já para reclamar das linhas intermunicipais, os moradores devem ligar para a OUVIDORIA DO DETRO.

Serviço:

Telefones do Detro para reclamações sobre as linhas intermunicipais:
98596-8545 (whatsapp) 3883-4141
No primeiro contato, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora. Um sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.
O horário de atendimento dos canais da Ouvidoria é de segunda a sexta, de 9h às 18h.

 




/ A Voz dos Bairros


  • / Últimas Notícias