Publicado em 10/04/2018

Alerta: Transporte Escolar irregular predomina na cidade



O acidente envolvendo um veículo que transportava alunos nesta segunta-feira, 9/4, trouxe à tona uma discussão sobre a regulamentação do Transporte Escolar em Japeri. Os principais usuários deste serviço são alunos dos colégios particulares e que, em sua maioria, utilizam o transporte ilegal.

A reportagem do Japeri Online entrou em contato com a Secretaria de Trânsito para saber mais sobre a regulamentação deste serviço em Japeri.

Segundo o diretor de Trânsito de Japeri, Marcelo Pimenta, o decreto 1990/11 regulamenta o serviço na cidade e baseado nele, a Secretaria tem feito algumas ações para incentivar a regulamentação dos prestadores deste serviço, porém a Secretaria tem encontrado resistência dos motoristas.

O diretor alerta que os pais devem cobrar isso dos prestadores de serviço. “Os pais devem ter consciência que são eles os responsáveis pelo uso do Transporte Escolar. Então, cabe a eles contratar apenas profissionais e não amadores.”, afirmou o diretor.

Se por um lado, os responsáveis pelos estudantes devem procurar um serviço regular para garantir segurança e qualidade, por outro a oferta deste serviço é escassa, porque os que são regularizados não atenderiam a demanda.

A Secretaria de Trânsito informou que há cerca de 30 veículos realizando o transporte escolar na cidade, porém apenas 4 são legalizados.

O transporte escolar regular garante segurança tanto para os alunos quanto para os prestadores de serviço. Confira alguns dos benefícios do transporte legalizado:

Motoristas preparados para atender com qualidade e segurança os alunos;

Seguro de vida no valor de 25.000,00 em caso de morte e outros valores menores para acidentes;

Auxiliar de transporte e

Fiscalização periódica das condições dos veículos.

Esse acidente sem vítimas fatais serve de alerta para que algo seja feito antes de um acidente mais grave. Ocorrências como essas podem acontecer tanto com carros legalizados como não legalizados, mas a probabilidade de um acidente desses acontecer com um serviço regulamentado cai bastante pelo fato dos motoristas e veículos passarem por constantes avaliações.

Opinião

O site Japeri Online sabe que muitos prestadores deste serviço têm esta atividade como principal fonte de renda, se há a possibilidade de se regularizar e evitar dor de cabeça, por que não fazer?

É isso que queremos saber! Envie uma mensagem para nós e dê a sua opinião.




Últimas Notícias



Fique ligado!