Publicado em 01/03/2018

Evento na UFRRJ de Nova Iguaçu discute a universidade pública [podcast]



Aconteceu nesta quinta, dia 1°/3, o evento Universidade Aberta Pelo Direito ao Ensino Superior, na Universidade Rural de Nova Iguaçu (UFRRJ).

O evento contou com mesas de debates, oficinas e atividades culturais envolvendo o mundo universitário que a cada dia está mais distante da população mais carente.

Luana Lima, de 21 anos, aluna de História da Rural, contou o que motivou a realização do evento.

“Esse evento foi motivado pelo fato de que as universidades públicas estão sofrendo sucateamento, então, a gente busca através desse evento, trazer alunos da rede pública para que eles possam perceber que este espaço é deles por direito. E que este espaço está ameaçado por práticas do próprio governo. Então, a gente vê que essas ameaças são reais, a gente já vê vários cortes na Educação; no Ensino Superior tivemos diversos cortes. Então, a gente busca trazer esse alunos para cá para que eles percebam que o espaço é deles, para que eles possam entrar na universidade e serem os primeiros das suas famílias a estudarem numa universidade.”, explicou Luana.

A UFRRJ tem uma parceria com a DUKE University da Carolina do Norte que realiza pesquisas acadêmicas na Baixada. O evento contou com a participação da estudante Riley Allen, de 21 anos, que conversou com os alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Nova Iguaçu sobre a sua experiência aqui no Brasil.

A estudante norte-americana disse que se impressionou com o espírito de amizade que viu entre os alunos e se impressionou em ver alunos do Ensino Médio interagindo com a universidade.

Na parte da tarde, aconteceu ao mesmo tempo algumas oficinas voltadas para jovens do Ensino Médio que puderam tirar dúvidas sobre o universo acadêmico.

A estudante Laysa, de 15 anos, aluna do Ciep 216, do bairro Corumbá, em Nova Iguaçu, falou que gostou muito da experiência e que agora vê com outros olhos a universidade pública.

“Eu tive uma noção diferente do que é a universidade e até me aprofundei no que quero fazer”, disse a futura universitária.

A inciativa do Instituto Multidisciplinar da Rural trouxe muito conhecimento e, principalmente, o debate em defesa de uma universidade de qualidade no Brasil.

Ouça a reportagem em podcast!




Últimas Notícias



Fique ligado!