YouTube Twitter Instagram Facebook









Publicado em 14/06/2016

1º Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Japeri



mobilizajaperiJaperi é a cidade onde o trabalhador passa o maior tempo médio de deslocamento casa para o trabalho do Brasil, segundo dados da pesquisa da FIRJAN em 2012, porém acreditamos que fatores estruturais, como planejamento urbano integrado, aliado a um plano municipal de mobilidade urbana, bem como políticas de estímulos ao desenvolvimento local, serão elementos fundamentais para superação desse quadro. Gerar oportunidades de trabalho; Instalação de um Terminal Rodoviário Intermunicipal; Criar Ciclovias que integre as estações Ferroviárias até os Bairros mais afastados; Requalificar o Centro de Japeri e Eng˚ Pedreira, priorizando fluxo de pessoas, Bicicletas e o Transporte Público.

Neste momento, encontra-se em processo de atualização o Plano Diretor de Japeri, instrumento de planejamento, que a Prefeitura utiliza para orientar políticas públicas de habitação, saneamento, transporte, uso do solo, entre outras ações, que serão executadas pelos próximos 10 anos. Ou seja, desenhar um plano diretor significa prever quais regiões terão maior crescimento de moradias, onde instalar ciclovias e paraciclos e  planejar  zoneamento de áreas de interesse rural, industrial e social. Como queremos Japeri nos próximos anos?

Organizado pelo Mobiliza Japeri, em parceria com a Casa Fluminense, MDT Transferro e o ITDP, o  1˚ Seminário sobre mobilidade urbana sustentável em Japeri convida à todos para participarem do evento, cujo objetivo é debater o diagnóstico atual de mobilidade urbana local e colher propostas que façam frente aos desafios do município. O acúmulo gerado durante o encontro será reunido em documento síntese, que será entregue ao poder público Estadual e Municipal.

O Mobiliza Japeri é uma organização da sociedade civil que defende a mobilidade urbana sustentável como instrumento de política pública capaz de gerar o desenvolvimento local e integrado da cidade.

Data: 18 de junho de 2016

Local: Igreja Católica de Japeri – Japeri, RJ

Programação:

9:00h – Credenciamento e  Café da Manhã

9:30h – Abertura

Boas Vindas:

Padre Paulo – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Japeri

Carlos Evandro – Diretor Executivo do Mobiliza Japeri

Denis Gustavo – Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação de Japeri

Lourival Celestino – Presidente da Federação das Associações de Moradores de Japeri – FAMEJA

9:50hs – Tema1: Agenda Rio e os Desafios para Cidade de Japeri

Representante da Casa Fluminense

10:10h – Tema2: “Projeto do Trem Barrinha” e sua Importância para Japeri

Fábio Paixão – MDT Transferro

10:30    –  Abertura da mesa para perguntas

10:45    –  Pausa para o Café

11:00hs – Tema3: O papel do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS)

Letícia Bortolon –  ITDP Brasil

11:20    –  Abertura da mesa para perguntas

11:35h Elaboração de Propostas para o Poder Público

13:00hs Encerramento  

Editor-Fundador do Site Japeri Online. Professor de Língua Portuguesa, criado em Japeri e apaixonado por esta cidade cheia de mistérios e encantos.




/ Deixe seu comentário




/ A Voz dos Bairros


  • / Últimas Notícias