Óculos escuros: cuidados necessários na hora de comprar - Site Japeri Online
SETEMBRO AMARELO

Japeri

Participe do nosso grupo no
WhatsApp


Japeri
Japeri
Japeri
Japeri

Óculos escuros: cuidados necessários na hora de comprar


Quem não gosta de  experimentar óculos escuros que estão à venda? Ato contínuo, olha-se no espelho para ver o “efeito” que deu no próprio visual!

De fato, mudam o rosto ou até o estilo da pessoa. Passam uma ideia de “mistério”, uma vez que impedem  que outros “leiam” os olhos de quem os usa. Suas várias formas e cores permitem “brincar” com a própria imagem.

No verão, com os dias muito claros e Sol forte, a procura por óculos escuros aumenta bastante. Fazem parte do visual da estação.

Lembrem-se de que os óculos escuros foram originalmente idealizados com o propósito de proteger seus olhos. Mas podem se tornar uma ameaça e um risco à sua visão se determinados cuidados não forem tomados na hora da escolha e compra. Vamos entender.

1. Certifique-se de os óculos garantam proteção contra os raios UV (ultravioleta). Verifique se há um selo de proteção contra UVA e UVB. Por isso, fique atento ao local onde você compra os óculos. Os produtos têm que ter boa e confiável procedência de fabricação, com a certificação garantida.

Entenda por que isso é tão importante para sua saúde ocular. A pupila dos nossos olhos (o ponto pretinho que fica no meio) tem a responsabilidade de regular a luz que entra no olho. Assim, em ambientes muito claros, ela se fecha, para deixar entrar apenas a luz necessária para enxergarmos. Em ambientes escuros, ao contrário, ela se dilata, para mais luz entrar e permitir a visão. E assim a luz que entra nos olhos é minuciosamente regulada a cada segundo.

Os óculos escuros diminuem a luminosidade que entra no olho. Por isso são escuros. “Enganam” a pupila, que se dilata quando percebe um ambiente escuro. Mas o Sol lá está. Portanto, se os óculos não garantirem proteção contra os raios UV, fica fácil entender que, com a pupila dilatada, eles penetram muito mais facilmente no fundo dos nossos olhos. Resultado: a chance de doenças como degeneração macular e catarata, por exemplo, aumentam consideravelmente. Por isso, cuidado com a procedência dos óculos que for comprar.

2. Verifique a “forma” dos óculos. A maior parte das pessoas pensa na estética quando escolhe a forma dos óculos. Olha-se no espelho e decide se aquele óculos combina ou não com o formato do próprio rosto. Tudo certo.

Mas há também algo mais a ser levado em consideração: certifique-se de que a forma escolhida envolva bem os seus olhos, não deixando a luz de fora entrar. Se os óculos não estiverem corretamente adaptados ao seu rosto, os raios UV podem atingir sua retina, uma vez que a sua pupila estará naturalmente mais aberta com o escurecimento promovido pelas lentes.

Isso é particularmente importante para quem vai praticar esportes com os óculos, como corrida ou bicicleta, pois os óculos não corretamente adaptados ao rosto podem se mover e permitir que a luz do Sol penetre no fundo do olho.

3. Escolha  a cor das lentes mais apropriada para você. Nem todas as cores de óculos escuros tem o mesmo efeito. Vamos entender.

– Marrom e âmbar: diminuem o brilho, dão maior noção de contraste e profundidade e por isso são indicadas para dias muito claros e verão intenso. Ideal para quem vai dirigir, principalmente na estrada.

– Verde: diminui a claridade e aumenta o contraste das cores. Por isso, estas lentes  são indicadas para pessoas com mais de 60 anos, que naturalmente já perderam um pouco do contraste da visão.

– Amarela ou laranja: realçam a visão noturna. Por isso são indicadas para o final  do dia, especialmente para quem vai dirigir nesta hora.

– Cinza: diminui o brilho, sem distorcer as cores. Indicada  para o final do dia, já que não escurece demais.

– Púrpura: realça o contraste do azul e do verde e por isso é indicada para quem vai curtir a natureza em regiões de  mata, floresta ou mar.

Enxergue um mundo melhor, com estilo, mas principalmente com segurança. Pense nisto antes de escolher suas lentes escuras.





Parceiros




  • Open chat