booked.net











Publicado em 22/07/2015

Alerta de perigo para crianças: chupetas e mamadeiras customizadas.



O que são chupetas ou mamadeiras customizadas?  Vamos entender. E evitar o uso. Falamos de chupetas ou mamadeiras trabalhadas ou enfeitadas com cristais, bijuterias ou quaisquer outros tipos de adornos. Podem ficar lindas, podem estar na moda, podem ser um diferencial… Mas também podem matar bebês ou crianças.
Muitas mamães, vovós e famílias inteiras podem achar que o bebê fica muito mais “importante” e engraçadinho com uma chupeta ou mamadeira na boca, toda cheia de cristais coloridos e brilhantes formando um desenho personalizado. Grande e perigoso engano. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está fazendo um importante alerta: a customização altera totalmente os produtos originais, tornando-os OUTROS produtos, que NÃO obedecem às normas de segurança cuidadosamente estabelecidas e previamente definidas.

Chupetas e mamadeiras devem ser regulamentados pela autarquia em conjunto com a Anvisa. Para tanto, estes produtos necessariamente devem atender a requisitos técnicos e regulamentações específicas para que possam ser devidamente aprovados na avaliação de conformidade para – só depois disso – serem liberados para a venda. Não importa, portanto, que o produto originalmente utilizado para a customização seja de uma marca de total confiança de todos. Depois que a chupeta ou a mamadeira se “enfeitam”, deixam de ter as características do produto aprovado. Perde totalmente a segurança.
Resultado: uma pedrinha pode se soltar da chupeta, por exemplo, e causar um engasgo que pode ser fatal para o bebê. E quem garante que a cola utilizada para fixar os enfeites não possui alguma substância tóxica que vá afetar a saúde da criança? O mesmo em relação aos enfeites utilizados. Podem conter chumbo, por exemplo, cuja intoxicação causa danos importantes. Estes produtos são atualmente comercializados em lojas on-line ou em feiras de artesanato, por exemplo. Importante saber que o fornecedor de produtos customizados e não certificados está cometendo uma irregularidade e, portanto, está sujeito às penas da lei.

Evite estes produtos. Lembre-se que o melhor presente que você pode dar ao seu filho é a sua segurança e saúde. Essa é a verdadeira beleza da vida.

 




Últimas Notícias



Fique ligado!