Prefeitura promove ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente - Site Japeri Online
SETEMBRO AMARELO

Japeri

Participe do nosso grupo no
WhatsApp


Japeri
Japeri
Japeri
Japeri


Prefeitura promove ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente


image

Ações ambientais já começaram em Japeri

O Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho ainda não chegou, mas a Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) de Japeri já está realizando ações em comemoração desta data. Nesta terça (02/06) e quarta (03/06) a equipe da SEMADES mobilizou a população para a Praça Olavo Bilac, no Centro de Engenheiro Pedreira com a distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e a distribuição de panfletos educativos. Nos dias 9 e 10 de junho estarão na Avenida Leni Ferreira – centro de Japeri, entre 10h e 16h.

Dentre as atividades oferecidas pela SEMADES estão: coleta de resíduo de óleo de cozinha e material reciclável, agendamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), preenchimento de fichas de denúncias ambientais, solicitação de corte/poda de árvores e a distribuição de 800 mudas nativas da Mata Atlântica, 400 doadas pela CEDAE e 400 doadas pela entidade Ambientalista Onda Verde.

Além das atividades citadas, no dia 03/06 foi exibido na Câmara Municipal de Japeri o curta/documentário “A história das coisas”. A sessão aconteceu durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA). Finalizando as ações ambientais, no dia 13/06 ocorrerá a segunda Caminhada na Natureza: Circuito Ponte Preta. Esta atividade faz parte do projeto Anda Japeri em parceria com a Prefeitura Japeri e o Instituto Kerigma Ambiental (IKA).

De acordo com o secretário de Ambiente José Arnaldo Anjos, além de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente estas ações servem para mobilizar a população na defesa do patrimônio ambiental. “O foco é a recuperação da Mata Atlântica para a qualidade de vida no município de Japeri”, disse o secretário acrescentando que em Japeri, somente 1% da área verde pertence a Mata Atlântica e está localizada no Pico da Coragem.

A campanha de conscientização aconteceu também com as crianças. Elas tiveram um espaço reservado a pintura, com ilustrações que as incentive desde cedo a não poluir o meio ambiente. Layane Silva, 7 anos e Kayllane Silva, 4, que estavam acompanhadas da tia Isabella Barbosa, 16 anos, não perderam tempo e foram colorir. Por sua vez, a tia ganhou uma muda da espécie de árvore saboneteira que será mais uma árvore em seu quintal no bairro Guandu.

Os secretários de Defesa Civil Reginaldo Leão e Agricultura e Pesca José Alves do Espirito Santo compareceram com suas equipes para dar suas contribuições. “O objetivo da conscientização é evitar desastres futuros. Quando realizamos essa parceria, consequentemente melhoramos a qualidade de vida da população”, declarou Reginaldo Leão.

 

Lixo na Rua? Só na hora da coleta!

A conscientização aconteceu também em relação ao descarte regular do lixo. Fiscais ambientais da SEMADES estão com a campanha percorreram os comércios do Centro de Engenheiro Pedreira distribuindo cartilhas educativas esclarecendo a importância de o lixo ser colocado no lugar certo somente no dia e hora em que o caminhão for passar.

O objetivo da campanha é gerar a educação consciente em toda a população, porém, caso ocorra resistência quanto ao cumprimento das solicitações, serão aplicadas medidas legislativas. Para isso, os fiscais da SEMADES distribuíram cópias da Lei Complementar Municipal nº 017/2000, com o Código de Meio ambiente do município, com as proibições, penalidades e suas aplicações caso essas leis sejam descumpridas, para que todos as conheçam





Parceiros




  • Open chat