Vereadores se justificam sobre projeto Marcos Félix – Site Japeri Online

Participe do nosso grupo no
WhatsApp



Vereadores se justificam sobre projeto Marcos Félix


A sessão da Câmara de Japeri teve parte dela utilizada para que os vereadores justificassem seus votos sobre a rejeição do projeto de lei da vereadora Roberta Bailune que nomearia a creche de Nova Belém com o nome do professor Marcos Félix.

Na abertura das falas, a vereadora Roberta leu a biografia do professor Marcos e depois, os vereadores que votaram contra justificaram seus votos. As justificativas foram as mais diversas como: não conhecer a biografia do homenageado até o argumento que existe pessoa mais qualificada para dar nome a uma creche, passando pelos ensinamentos da bíblia.

Um dos vereadores acusou como uso político a motivação do projeto, porém a indicação de nomear a creche partiu de um abaixo-assinado de moradores do bairro que encaminharam para a vereadora Roberta, ou seja, uma iniciativa popular.

Como o projeto não pode ser votado de novo antes um ano, a vereadora autora do projeto encaminhou um pedido diretamente ao prefeito Cézar Melo que deve apreciá-lo em breve.

Nas redes sociais, o caso de discriminação (como está sendo encarado) ganha repercussão. A Diocese de Nova Iguaçu emitiu uma nota de homenagem ao professor e o SINDSPREV/RJ repudiaram as falas dos vereadores.

A rejeição do projeto é natural, porém a discriminação que motivou a rejeição é que está sendo condenada, pois fere a memória de Marcos Félix.

Vereadores votam sem saber a maioria dos conteúdos dos projetos

Outro fato que chamou atenção foi que os vereadores não saberem o que será votado no dia da sessão e por consequência não leem os projetos para saber se devem ou não aprovar com convicção. Exemplo disso foi a fala de um dos vereadores na sessão do dia 25/6 que afirma isso.

Para tentar acabar com essa prática, teoricamente, a partir da agora os vereadores receberão com 24h de antecedência os processos a serem votados em seus gabinetes.

Marcos Félix
SINDSPREV/RJ

http://sindsprevrj.org/2020/06/moradores-e-profissionais-da-educacao-de-japeri-repudiam-insultos-de-vereador-a-memoria-do-professor-marcos-felix/





Parceiros






  • Open chat