Participe do nosso grupo no
WhatsApp



Prefeitura edita novo decreto de fechamento do comércio


A prefeitura de Japeri publicou na noite do dia 20/5, o novo decreto obrigando o fechamento do comércio não essencial na cidade. Fica determinado que lojas que não são relacionadas à saúde, alimentação e construção não poderão funcionar por 15 dias.

No final de abril, a prefeitura havia flexibilizado o funcionamento do comércio.

A prefeitura justifica o novo decreto devido ao aumento dos números de casos confirmados e de mortos.

Um decreto da prefeitura já havia sido publicado no início do isolamento social e pouco surtiu efeito, já que não há fiscalização suficiente em todo o município. Nas redes sociais moradores chamaram atenção para dois fatos interessantes:

1 – O poder público não menciona o que vai fazer para suprir a necessidade do comércio que deverá ficar fechado por 15 dias.

2 – No item II das restrições, é mencionado cinema e teatro. Japeri não tem cinema e teatro, Japeri tem um espaço cultural promovido pelo Grupo Código que além de promover a Cultura na cidade, também participou de uma campanha de distribuição de alimentos organizado pelo Instituto Ekloos.

Já foi publicado aqui uma reportagem sobre o drama que o comércio japeriense vivia antes da pandemia e vemos que se Japeri já tinha um comércio precário com poucas opções de lojas e segmentos, depois da pandemia as coisas tendem a ficar pior.

O que diz a prefeitura?

Em contato com a prefeitura nesta sexta (22), questionamos sobre alguns pontos levantados pelos leitores.

Existe alguma ação da prefeitura para apoiar os comerciantes do município?

No momento não há orçamento previsto para essa demanda. Mas em relação ao Estado está sendo previsto distribuição de cesta básica para os comerciantes e autônomos afetados, mas estamos aguardando a posição do Governo do Estado.

Como será a fiscalização para que o decreto seja cumprido?
A fiscalização está sendo feita através da Guarda Municipal.

Em entrevista ao JOL, a secretária de Saúde disse que o hospital poderia ser aberto no dia 18, parece que não foi, qual o motivo?
Estávamos e aguardando a Light fazer a ligação de energia. Os equipamentos já chegaram e estão sendo instalados, assim que tudo estiver pronto, será divulgada a data de abertura do hospital de caminhando do município.


Isolamento ainda é o melhor remédio

Como não há nenhuma vacina para o COVID-19, o melhor remédio é o isolamento social, porém em Japeri não vemos isso acontecer como deveria. A tendência é que após as novas testagens, Japeri tenha um grande número de infectados e talvez o isolamento aconteça.





Parceiros