Rede de cidades mobilizadas pode chegar a Japeri – Site Japeri Online

Participe do nosso grupo no
WhatsApp



Rede de cidades mobilizadas pode chegar a Japeri


14720329_1415518835144762_3178430249078792022_nObjetivo é arrecadar 2.500 reais para trazer modelo de sucesso que começou no Rio de Janeiro.

O Nossas está na reta final do seu 3º Programa de Fundadores, cujo objetivo é selecionar pessoas de todo o país para a criação de redes de mobilização apartidárias em suas cidades. Japeri é uma das quatro cidades que estão na última fase do processo, que consiste em arrecadar, via financiamento coletivo, até o dia 30 de novembro, verbas para cobrir o custo do treinamento de ativismo no Rio de Janeiro, sede do Nossas, e o acesso por um ano às ferramentas online.

Os fundadores selecionados serão treinados para atuar como líderes de redes de mobilização locais que utilizam estratégias oneline (focadas na integração de ações online e offline) para aproximar os cidadãos da tomada de decisão política.

Modelo que deu certo

A primeira rede de mobilização criada foi o Meu Rio, em 2011. Hoje, são mais de 230 mil membros engajados, que colecionam vitórias importantes; como a criação da Delegacia de Desaparecidos, a não demolição da escola Friedenreich (a 4ª melhor escola pública do Rio), e a derrubada do projeto de lei que previa a criação de uma mesada vitalícia de R$ 15 mil para vereadores que são servidores públicos.

Em 2014, foi criada a Minha Sampa e, no ano seguinte, com o apoio do prêmio arrecadado no Desafio de Impacto Social do Google, conseguimos levar a rede para mais seis cidades: Garopaba, Blumenau, Recife, Porto Alegre, Campinas, Ouro Preto. No início deste ano, Oiapoque e João Pessoa se juntaram à rede, agora presente em 10 cidades do Brasil.

O Treinamento

Os fundadores selecionados serão treinados por profissionais, mobilizadores e ativistas de peso na sede do Nossas (no Rio de Janeiro) onde receberão orientações valiosas para desenhar estratégias de mobilização, comunicar-se em rede, construir sua marca, definir processos de trabalho, solucionar questões burocráticas, desenvolver oportunidades de sustentabilidade e tudo mais que for necessário para lançar a sua de rede de mobilização local.

Após a residência, os fundadores terão o acompanhamento do time central do Nossas durante um período de até um ano – até que estejam prontos para dirigir seu próprio time, coordenar suas mobilizações e se sustentar.

Passo-a-passo do processo

O processo seletivo do Nossas foi dividido em quatro etapas que se iniciaram com a inscrição no site: na primeira, o candidato preencheu um questionário contando um pouco mais sobre si e suas motivações para fundar uma rede de mobilização; na segunda, respondeu a um exercício com questões ligadas a política (institucional e local) e produziu peças de comunicação ligadas ao ativismo; na terceira, passou por uma entrevista por videoconferência com a equipe do Nossas; na quarta e última fase, os finalistas estão fazendo um crowdfunding para cobrir o custo do treinamento no Rio e o acesso por um ano às Nossas Ferramentas.

http://www.youtube.com/watch?v=9j3-KAypq64&w=400

Acesse:

bit.ly/MinhaJaperi

Nome do Fundador Francisco Duartte
Email: contato@minhajaperi.org.br
Celular: (21)99143-2912





Parceiros






  • Open chat