Japeri vai receber o projeto CINE SOLAR no dia 8 – Site Japeri Online

Participe do nosso grupo no
WhatsApp



Japeri vai receber o projeto CINE SOLAR no dia 8


No dia 8 de novembro, terça-feira, o Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, estará em Japeri. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas

No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

A partir das 18h30 serão exibidos curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças. Às 19h30 começa a exibição do filme “Tudo que aprendemos juntos”, dirigido por Sérgio Machado, com Lázaro Ramos no papel principal.  O projeto é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Votorantim Cimentos. A entrada é franca.

Também acontece a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas. Há, ainda, no período da tarde, o Oficinema Solar (também chamado de oficina de “vídeo de bolso” e de “Oficina de Cinema), direcionado a um grupo de até 30 alunos.


Roteiro do Cinesolar em Japeri

Dia 8 de novembro, terça-feira

Local: Quadra Poliesportiva de Nova Belém, à rua Isaías s/nº (esquina com a av. Marques de São Marcos).

Programação

14h às 17h – Oficina de Cinema (Oficinema Solar) – direcionada para um grupo de até 30 alunos da Escola Darcílio Ayres Raunheitti (essa atividade acontece na própria escola, à rua Mario Carlos Jr, 38, em Nova Belém, Japeri).

18h30 – Seleção de curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade e do curta produzido durante a oficina. 

19h30 – Longa-metragem “Tudo o que aprendemos juntos” (classificação: 14 anos)

Entrada Franca

* Durante o evento acontece o Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias 

** O projeto é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Votorantim Cimentos. 

*** O projeto conta com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen,promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social. Neste evento conta também com o apoio da Prefeitura de Japeri, da Secretaria Municipal de Cultura e da Amabelém (Associação dos Moradores do Bairro de Nova Belém).





Parceiros






  • Open chat