Plano Municipal de Cultura em discussão em Japeri - Site Japeri Online
SETEMBRO AMARELO

Japeri

Participe do nosso grupo no
WhatsApp


Japeri
Japeri
Japeri
Japeri



Oferecimento:

Japeri


Japeri





Plano Municipal de Cultura em discussão em Japeri


Custodio DSC_3900

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), está trabalhando com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, para criar o Plano Municipal de Cultura de Japeri. Na segunda-feira (15), aconteceu mais um encontro a fim que elaborar novas propostas que contribuam positivamente para a criação do projeto. Este processo vem acontecendo há alguns meses, através de reuniões mensais e conta com a participação da sociedade civil, agentes culturais e outros órgãos municipais.

Na ocasião, também esteve presente o gestor cultural Davy Alexandrisky, que é um dos nove dinamizadores do Plano de Apoio e Desenvolvimento Cultural do Estado do Rio de Janeiro (PADEC), que é um Programa da Secretaria de Articulação Institucional do ministério da Cultura (SAI/Minc). Ele tem a função de viabilizar junto aos municípios a implantação dos sistemas municipais de cultura, vinculado aos Planos Estadual e Nacional.

De acordo com Davy Alexandrisky, Japeri é um dos municípios do Estado que está com este processo mais adiantado. “A lei prevê que para fazer parte do Sistema Nacional de Cultura, o município tem que se adequar a alguns critérios, são eles: possuir Conselho Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura. Este último é o que falta ser concluído, uma vez que já possui um conselho atuante e possui apoio da Câmara de Japeri com recurso votado e aprovado”, disse.

Mesmo ainda não estando incluso no Sistema Nacional de Cultura, Japeri se mantém a frente neste engajamento com a elaboração de duas conferências municipais de cultura e por possuir uma Secretaria específica para a Cultura, a SECULT. Davy ressalta que a gestão pública não somente promove, mas também cria condições para que os promotores culturais criem as oportunidades de acesso à cultura.

Bruno W. Medsta, presidente do Grupo Código, e integrante do Conselho Municipal de Cultura, há dois anos, esteve presente na reunião e contribuiu para a melhoria deste segmento em Japeri. “Espero que saiamos daqui com um Plano bem ‘amarradinho’, que atenda todas as atividades culturais e artísticas existentes no município”, finalizou.

Entre os participantes da reunião, estavam diversos agentes culturais interessados na aprovação do Plano, de muitos setores de atuação como a música, teatro, artes plásticas, desenho, dança, artesanato, agricultura, entre outros.





Parceiros




  • Open chat